Um consórcio que tem como objetivo promover a coleta, reciclagem e comercialização de plásticos reciclados, além de proporcionar aos catadores bonificações, foi formado pelo Plastic Bank, com sede no Canadá e subsidiária no Brasil, a Clean Plastic e a Packem, ambas com sede em Curitiba (PR).
As partes envolvidas vão trabalhar juntas de maneira a incentivar a inserção de plásticos reciclados – com atestado de qualidade e procedência por parte do Plastic Bank – na produção de embalagens e outros itens. Outra ação deste programa, alinhado com as diretrizes de um trabalho denominado Plástico Social®, é a bonificação que será concedida aos catadores por cada quilo de plástico coletado.
Ainda sobre as atividades que serão desenvolvidas, a Clean Plastic será responsável pela reciclagem de polipropileno (PP) e polietileno (PE), ao passo que a Packem vai atuar na reciclagem de poli(tereftalato de etileno) (PET).
O diretor de parcerias estratégicas da Plastic Bank, Ricardo Araujo, comentou: “Desde 2019, com operações no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Espírito Santo, já destinamos mais de 6 milhões de quilos de plástico para a reciclagem. Queremos que empresas e consumidores percebam o valor agregado desse plástico, que pode ser usado na produção de embalagens e produtos que consumimos no nosso dia a dia”.
_________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
_________________________________________________________________________________
Imagem: Prostooleh, Freepik.
A reciclagem de plásticos em outras frentes de trabalho:
Equipamento retira automaticamente arames de fardos de material reciclável
Banco de dados reúne informações sobre plásticos recicláveis
#PlasticBank #CleanPlastic #Packem #PlásticoIndustrial
Mais Notícias PI
Empresa paulista usou sua experiência na decapagem de gancheiras de pintura para desenvolver uma câmara de limpeza para telas de extrusoras.
01/04/2025
Levantamento realizado por entidades patrocinadas pela SIG, o Instituto Recicleiros e a so+ma, mostrou que 7,5 mil toneladas de materiais recicláveis foram recolhidas no ano passado.
21/03/2025
Pesquisadores do Stache Lab, da Universidade de Princeton (EUA), estudam a aplicação de luz de alta intensidade para promover a despolimerização de plásticos como PS e PVC contendo negro de fumo. O resultado do experimento tem sido a obtenção de monômeros que podem dar origem a novos polímeros.
21/03/2025