No parque industrial do Grupo Açotubo, situado em Guarulhos (SP), foi instalado um novo equipamento para desbobinamento de chapas. Em um primeiro momento, ele passou a ser utilizado para a alimentação de máquinas de corte transversal de aço inoxidável, em processos que envolvem a aplicação de poli(cloreto de vinila) (PVC).
A aquisição do equipamento para desbobinamento de chapas metálicas faz parte das estratégias de investimento da empresa para 2024. Neste sentido, segundo Willians Cintra, gerente nacional de produtos e inteligência de mercado da Açotubo, programas de incentivo ao setor automotivo lançados recentemente – investimento de R$ 125 bilhões em montadoras do País, conforme anunciado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), por exemplo – são fatores que indicam um aumento da demanda por aços na indústria de veículos brasileira. E que são levados em conta no desenvolvimento de estratégias da companhia.
Willians comentou mais sobre este tema, salientando outros fatores que podem contribuir para o aumento da demanda por chapas de aço no setor automotivo como, por exemplo, as enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul: “Tanto para a recuperação de veículos danificados pelas enchentes, quanto para abastecer as montadoras na renovação da frota, por exemplo, o mercado de construção mecânica e o setor automotivo, incluindo montadoras de veículos leves e pesados, assim como fabricantes de implementos rodoviários, entre outras áreas relacionadas, podem representar em 2024 até 30% do mercado de construção mecânica da Açotubo”.
Também atenta à demanda por tubos de aço nos setores mencionados acima, a empresa pretende produzir 70 mil toneladas de tubos este ano. Esta é uma das estratégias que envolve uma joint venture da Açotubo com a fabricante francesa de tubos sem costura Vallourec, que teve início em 2021.
______________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
______________________________________________________________________________________
Imagem: Grupo Açotubo.
Você também pode gostar:
Máquinas para corte a laser é lançamento da Megaplasma
Investimento em corte a laser e dobra de tubos na Tabano
#Açotubo #CorteConformaçãoMetais #Investimento
Mais Notícias PI
O desempenho do mercado brasileiro acompanhou o movimento de retração global, mas a expectativa é positiva para o próximo ano.
18/11/2024
Novas máquinas para corte a laser e dobramento de chapas e tubos, além de robôs para soldagem, passaram a operar na empresa, que também lançou implementos em versões fabricadas com aços convencionais e aços de alta resistência.
18/11/2024
Fabricante de implementos rodoviários sediada em Itaquaquecetuba (SP) adquiriu a catarinense Sthall Master e investiu em maquinário para corte a laser e dobradeiras, visando aumentar a produção e passar a fornecer conjuntos mais completos de componentes. Aumentar exportações também faz parte dos planos da companhia.
30/10/2024