Na reciclagem de plásticos, a eficiência das extrusoras é vital para garantir a qualidade dos produtos. Isso depende do bom desempenho das roscas, tanto no que se refere à sua geometria quanto às suas condições. A Roscan (Siderópolis, SC) se especializou nesse quesito e tem obtido resultados notáveis ao empregar técnicas que envolvem o tratamento individualizado e inovação aplicada.

 

Um dos casos de sucesso envolveu a alteração da geometria de cilindros, resultando em um aumento de até 30% na produtividade e melhor homogeneização do material, mesmo utilizando um cilindro previamente considerado descartado.

 

De acordo com o sócio-diretor da empresa, Cesar Tancredo, a análise focada em cada caso permite à Roscan ser diferenciada e assertiva na recuperação dos componentes. "Nossa equipe busca entender a dor do cliente para indicar uma solução adequada. Nesse caso específico, conseguimos aproveitar um cilindro condenado, fabricando uma rosca nova com geometria dedicada para a situação. O resultado chegou a superar as expectativas, principalmente a do cliente", comentou.

 

Outro caso destacado foi o aumento da vida útil do conjunto em até o dobro do projetado, com a aplicação da liga bimetálica correta para as condições de uso específicas.

 

Cesar avalia também que a recuperação de roscas e cilindros danificados é uma prática sustentável que contribui para a longevidade dos equipamentos, reduzindo a necessidade de substituições frequentes e minimizando o desperdício de recursos. Com a engenharia avançada, é possível restaurar esses componentes e restabelecer suas condições ideais, garantindo que as extrusoras recicladoras continuem operando com máxima eficiência.

 

Essas soluções não só prolongam a vida útil dos componentes, mas também reforçam a viabilidade econômica e a sustentabilidade da reciclagem de plásticos, tornando o processo mais eficiente e alinhado com as exigências do mercado atual.

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

__________________________________________________________________________________

 

Imagens: Roscan


 

Leia também:

Divulgada a programação do próximo RecyPlastech


Lançada oficialmente a plataforma de rastreabilidade Recircula Brasil


 



Mais Notícias PI



Índice de reciclagem mecânica de embalagens foi de 24,3% em 2023

A Abiplast e a MaxiQuim divulgaram informações sobre o índice de reciclagem de plásticos em 2023 no Brasil, apontado por uma pesquisa que também abrangeu o volume de resinas PCR produzidas e o índice de produção por região.

12/11/2024


Reciclagem de PET na Europa: o desafio da fiscalização bate à porta.

A apenas alguns meses da entrada em vigor da obrigatoriedade de uso de 25% de conteúdo reciclado em garrafas PET, os países-membros da União Europeia ainda não têm orientações claras com relação a penalidades e formas de auditoria junto às empresas.

04/11/2024


Reciclagem de A a Z. Novo livro chega ao mercado.

A obra traz informações sobre a história da reciclagem de plásticos e outros materiais no Brasil, além de considerações sobre os desafios da cadeia de reciclagem e o papel de catadores e cooperativas.

04/11/2024