O combate à desinformação sobre os materiais plásticos é o objetivo do cientista e pesquisador Chris de Armitt em seu livro O paradoxo dos plásticos – Fatos para um futuro melhor, que ganhou edição brasileira por iniciativa do Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul (Sinplast-RS). A tradução é de Sibele Piedade Cestari, especialista em reciclagem de polímeros que também escreveu o prefácio da versão brasileira.
Já na introdução, o autor alerta para a necessidade de atenção às fontes de informação quando se trata de formular opiniões, neste caso, a respeito dos materiais plásticos e do seu suposto potencial poluidor. Ao longo de 192 páginas, o livro trata da conceituação dos materiais plásticos, da metodologia de análise do ciclo de vida (ACV) aplicada a diferentes materiais e do próprio conceito de sustentabilidade aplicado ao universo dos materiais poliméricos.
No caso específico das sacolas plásticas, o autor reúne trechos de estudos levados a cabo por instituições da Dinamarca, Reino Unido, África do Sul e Austrália, entre outros, atestando que elas são a alternativa mais sustentável em relação às fabricadas com outros materiais.
O autor prossegue desfazendo mitos sobre as causas da poluição e a participação dos plásticos nessa questão, abordando inclusive a grande mancha de lixo no Oceano Pacífico, também conhecida como “ilha de plástico”. A poluição em praias remotas, microplásticos e fatos sobre a degradação dos materiais plásticos são igualmente abordados.
Um capítulo especial é dedicado à avaliação da atuação de governos, instituições ambientais, empresas, academia, redes sociais e da imprensa no que se refere à questão dos plásticos, deixando claros os interesses que movem a condenação do uso desses materiais.
Foram impressas inicialmente 5 mil exemplares do livro, que será distribuído gratuitamente em instituições de ensino, eventos e instituições.
A obra original, em inglês, está disponível para download gratuito em plasticsparadox.com
Alguns exemplares impressos serão sorteados durante o Recy-Plastech, que acontece em São Paulo, nos dias 11 e 12 de setembro. Informações e inscrições no site do evento.
Confira mais dicas de livros na seção Literatura, no portal da Plástico Industrial.
________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________
Mais Notícias PI
Garrafas feitas com PET produzido a partir de óleo de cozinha usado começam a ganhar mercado ainda este mês, no Japão. A inovação envolve várias empresas da cadeia química.
13/11/2024
O instituto espanhol Aimplas está à frente do projeto Rewind, que tem como premissa a reutilização de materiais compósitos presentes em pás eólicas.
29/10/2024
Empresas formaram parceria para comercializar na América do Sul resinas feitas com plásticos reciclados e biomateriais.
29/10/2024