Um sistema de reciclagem química de poli(tereftalato de etileno) (PET) chamado “MADE”, o qual opera de forma automatizada, baseado no uso de software, foi desenvolvido a partir de um consórcio formado pela Schneider Electric (França), com subsidiária brasileira em São Paulo (SP), e a startup GR3N (Suíça).
O novo sistema realiza a despolimerização assistida por micro-ondas, levando à decomposição do PET e transformando-o em blocos químicos que podem ser destinados à produção de novos pellets do material. Tem como princípio a hidrólise alcalina e é capaz de tratar de uma quantidade maior de impurezas em comparação com sistemas de reciclagem similares.
Além disso, as empresas parceiras estão à frente de um programa que envolveu a construção de uma planta-piloto na Itália. Conforme divulgação feita à imprensa, a planta para demonstração faz parte de um projeto que tem como objetivo a implantação de uma linha de reciclagem química de PET na Espanha, com capacidade produtiva anual estimada em 40 mil toneladas de resíduos desse polímero.
Também foi anunciado pelas partes que estão à frente do consórcio que a planta-piloto conta com sistema de automação compartilhada, operando com protocolo de comunicação IEC 61499, que é gerido pela Universal Automation (Bélgica).
Fabio Silvestri, chefe de marketing e desenvolvimento de negócios da GR3N, comentou sobre outras características do novo sistema de reciclagem: “A automação definida por software e a independência de hardware nos propiciaram mitigar riscos operacionais e expandir os limites da nossa tecnologia. Reconfiguramos nossos sistemas rapidamente, melhorando a eficiência e evitando problemas na cadeia de suprimentos graças à flexibilidade do hardware”.
No que se refere a outras frentes do acordo, a Schneider Electric e a GR3N preveem que o sistema MADE vai alcançar escala industrial até 2027, o que envolve também a construção de uma planta com capacidade de processar de 35 a 40 toneladas por ano.
_________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
_________________________________________________________________________________
Imagem: Schneider Electric, GR3N/Divulgação.
Acompanhe mais novidades do setor de reciclagem de plásticos:
Características dos Processos Mecânico e Químico de Reciclagem de Plásticos
Reciclagem de big bags. Sistema desenvolvido pela Lindner vai da moagem à granulação.
Covestro adquire participação na BioBTX e aposta na reciclagem química
#SchneiderElectric #GR3N #PlásticoIndustrial
Mais Notícias PI
Garrafas feitas com PET produzido a partir de óleo de cozinha usado começam a ganhar mercado ainda este mês, no Japão. A inovação envolve várias empresas da cadeia química.
13/11/2024
O instituto espanhol Aimplas está à frente do projeto Rewind, que tem como premissa a reutilização de materiais compósitos presentes em pás eólicas.
29/10/2024
Empresas formaram parceria para comercializar na América do Sul resinas feitas com plásticos reciclados e biomateriais.
29/10/2024