Uma série de utensílios fabricados com bioplástico 100% compostável passou a ser comercializada pela Strawplast (São Ludgero, SC). A linha “CascaBrasil”, que conta com utensílios para alimentação como talheres e canudos, foi fabricada com material fornecido pela greentech ERT Bioplásticos (Curitiba, PR).   


Os talheres e canudos recém-lançados, de acordo com informações divulgadas à imprensa, podem se degradar totalmente em até 180 dias a partir do seu descarte, sem gerar microplásticos. O bioplástico usado na fabricação dos utensílios, que é a matéria-prima de base, é o poli(ácido láctico) (PLA). Além disso, os produtos têm adicionadas à sua composição fibras naturais de madeira que reforçam a estrutura deles. 

 

“Ao analisar o mercado, percebemos que, embora existam opções consideradas sustentáveis, como talheres de madeira e canudos de papel, essas alternativas muitas vezes frustram os consumidores devido à baixa funcionalidade e usabilidade. A escolha do bioplástico da ERT está alinhado ao objetivo de superar essas limitações”, comentou Sandri Schlickmann, CEO da Strawplast, empresa associada da ABICOM –  Associação Brasileira de Biopolímeros e Compostagem.

 

__________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

____________________________________________________________________________

 

Imagens: Strawplast/Divulgação.

 

Mais informações sobre bioplásticos você confere em nosso site:

 

Caroços de azeitona dão origem a aditivos e cargas para plásticos

 

Universidade estuda biodegradação de filmes compostáveis no solo durante 180 dias

 

#ERTBioplásticos #Strawplast #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Contêiner móvel é usado na triagem de plásticos coletados em rios

O SortX, desenvolvido pela Stradler em parceria com a empresa ambiental everwave, faz a triagem de resíduos próximos aos rios onde eles são coletados, impedindo que eles cheguem aos oceanos.

17/09/2024


Reciclagem química de PET. Novo sistema chega ao mercado.

Uma parceria entre a Schneider Electric e GR3N levou ao desenvolvimento de um sistema automatizado de reciclagem química de poli(tereftalato de etileno) (PET).

17/09/2024


Flutuadores plásticos serão divulgados em feira náutica

Empresa desenvolvedora de flutuadores de PEAD, a NTC Float, será uma das expositoras da feira São Paulo Boat Show.

17/09/2024