A alemã Stadler, que tem subsidiária brasileira em São Paulo (SP), desenvolveu um contêiner contendo equipamentos para a realização de triagem de forma móvel, de resíduos plásticos coletados em rios, os quais podem ser destinados à reciclagem. O projeto foi desenvolvido em parceria com a também alemã everwave, empresa ambiental dedicada à limpeza de oceanos e rios, que usa barcos para coletar resíduos e evitar que eles entrem nos oceanos.

 

Um protótipo do SortX está em operação em Kukës, na Albânia (fotos), desde meados de junho, possibilitando a separação eficiente de vários materiais e permitindo que os resíduos sejam classificados nas categorias recicláveis e não recicláveis.

 

Projetado para ter mobilidade, o SortX é compacto, rápido de montar e pronto para operar com capacidade para 6 toneladas de resíduos, podendo ser implantado em diferentes localidades, incluindo áreas remotas onde eles podem ser classificados diretamente no ponto de coleta.

 

O processamento e a reciclagem imediatos dos resíduos no local aumentam a eficiência das operações de limpeza e reduzem o impacto ambiental associado ao transporte. O SortX também elimina a necessidade de infraestrutura extra ou custos de armazenamento temporário de resíduos. Com o contêiner é possível ainda testar a viabilidade de novas estações de triagem permanentes nos locais desejados.

 

Montado com piso de madeira robusto, o contêiner possui esteira de classificação com controle de frequência e velocidade ajustável, otimizando o processo de classificação para diferentes materiais. No modelo operante na Albânia, o barco de coleta de lixo da everwave recolhe os resíduos, que são classificados manualmente nas margens do rio antes de serem levados ao contêiner de triagem.


De acordo com a Stadler, os resultados iniciais são promissores: cerca de 30.000 kg de resíduos foram coletados, com o contêiner SortX processando aproximadamente 30 metros cúbicos por hora. Devido à alta proporção de garrafas PET nos resíduos coletados, cerca de 80% dosa resíduos são recicláveis.


 


 

________________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________


 


 

Imagens: Stadler


 

Notícias relacionadas:

 

Créditos de plástico. Uma fonte de recursos a ser explorada por recicladores.

 

Combatendo a desinformação sobre os materiais plásticos


 



Mais Notícias PI



Reciclagem química de PET. Novo sistema chega ao mercado.

Uma parceria entre a Schneider Electric e GR3N levou ao desenvolvimento de um sistema automatizado de reciclagem química de poli(tereftalato de etileno) (PET).

17/09/2024


Dispersões líquidas reúnem funcionalidades

Especializada em dispersões líquidas, a Dosicolor investe em formulações que contêm tanto corantes quanto aditivos melhoradores de desempenho para resinas plásticas.

10/09/2024


SIG aposta em embalagens monomaterial

Com base em conceitos de design para a circularidade, a desenvolvedora de máquinas que atua também na transformação amplia o foco no segmento de embalagens monomaterial, tendo em vista a sua reciclagem.

03/09/2024