Com subsidiária brasileira em Cotia (SP), a suíça Netstal desenvolveu um sistema especial para a produção de seringas com qualidade 100% assegurada, o que se tornou possível graças ao registro e à documentação de todos os dados do processo de injeção, assim como as características determinantes da qualidade dos produtos, procedimentos típicos do ambiente de indústria 4.0.

 

Durante a próxima edição da Fakuma, feira alemã de tecnologia para o setor de plásticos, a empresa vai demonstrar a produção de corpos de seringa de 10 ml (foto) com adaptadores feitos com copolímero cicloolefínico (COC) em uma injetora da linha Elion MED, totalmente elétrica e com força de 1.750 kN. O peso da peça é de 7,8 g e o tempo de ciclo é de cerca de 20 segundos.

 

A peça será injetada em um molde com oito cavidades, desenvolvido pela ferramentaria de precisão Fostag. O monitoramento contínuo dos processos térmicos que ocorrem na ferramenta será realizado utilizando o Mouldflow.

 

Também são parceiros no projeto a Motan Colortronic, na preparação e alimentação do material, assim como a HB-Therm, que fornece dispositivos de controle de temperatura de última geração. A SKA fornece o sistema de manuseio automático que executa a remoção lateral em alta velocidade e o armazenamento de peças, enquanto uma câmera para captura de imagens térmicas registra a temperatura de desmoldagem.

 

O registro completo dos parâmetros de processo e de qualidade, assim como a sua agregação em um identificador único por meio de um código QR são ações que integram o conjunto de recursos de automação, que inclui ainda a conexão da injetora ao sistema MES do parceiro digital bfa solutions, via OPC-UA / Euromap 77.

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

__________________________________________________________________________________

 

Imagem: Netstal

 

 

Notícias relacionadas:

 

Moldagem de plásticos por injeção em detalhes

 

Sensores de pressão menores e mais precisos

 



Mais Notícias PI



Dow intensifica a reciclagem de embalagens para pet food

O Projeto Pegada Limpa, que promove a inserção de plásticos reciclados oriundos de embalagens de pet food na cadeia produtiva, já soma 35 toneladas de materiais reciclados. A matéria-prima está sendo usada na fabricação de embalagens secundárias.

22/10/2024


Starlinger recebe reparação por plágio na China

Decisão da justiça chinesa favoreceu a companhia austríaca desenvolvedora de equipamentos para produção de sacaria, extrusão e reciclagem de PET. Um dos seus modelos de máquina foi copiado e estava sendo comercializado ilegalmente.

22/10/2024


Cannon adquire fabricante austríaca de máquinas para PU

O grupo italiano especializado na fabricação de máquinas para moldagem de poliuretano ampliou a oferta de maquinário com a aquisição da Polytec EMC.

22/10/2024