A data M Sheet Metal Solutions (Alemanha), anunciou a nova versão do software COPRA RF, dedicado ao desenvolvimento, projeto e simulação de ferramental cilíndrico para processamento de chapas metálicas, tais como perfilamento e conformação de tubos. A empresa vai apresentar os novos rcursos do sistema na próxima edição da feira Euroblech, que acontece no final deste mês.

 

Dentre as melhorias implementadas na versão 2025 do sistema está a integração com o BricsCAD, da Bricsys NV, como um sistema CAD adicional a ser usado juntamente com o AutoCAD, da Autodesk. A empresa também promete melhorias no módulo dedicado à análise de deformação (Deformation Technology Module, DTM).

O módulo é responsável pelo cálculo dos valores máximos de ocorrência de tensões longitudinais no metal em processamento. Isso permite que a viabilidade dos projetos seja avaliada rapidamente, mesmo sem detalhamento do ferramental ou similações por análise de elementos finitos (FEA).

 

Um novo recurso de monitoramento "em tempo real" das tensões longitudinais permite que o projetista rastreie diretamente as influências de uma alteração, em uma janela separada ou em um segundo monitor. Alguns tipos de mudanças envolvendo a matriz de conformação, exibidas em tempo real, não exigem mais recálculo, o que proporciona um fluxo de trabalho ininterrupto.

 

A empresa trabalhou também na melhoria da interface com o usuário, tornando-a mais intuiitiva. Assim, podem ser alternadas diferentes visualizações e tipos de gráficos, com a possibilidade de analisar parâmetros de conformação como deformação de borda ou distribuição da deformação, assim como escolher estações ou passagens a serem exibidas nos gráficos DTM.

 

Integração com o sistema BricsCAD

 

Desde sua criação, há cerca de 40 anos, o softwware de projeto COPRA possui interface amigável ao AutoCAD, da Autodesk, um dos sistemas de projeto com uso mais difundido mundialmente. Já a nova versão passa a oferecer também a possibilidade de integração com o BricsCAD 24, desenvolvido pela empresa belga Bricsys NV, braço da Hexagon AB, com funcionalidade para a criação e edição de projetos 2D e modelos 3D, utilizando o formato de arquivo DWG, nativo do AutoCAD.

 

A data M também desenvolve os sistemas de medição óptica COPRA ProfileScan Desktop e COPRA RollScanner para controle da qualidade de produtos e ferramentas de laminação, além de prestar de serviços de projeto, simulação e análise da conformação por rolos.

 

________________________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________



Imagens: data M

 

 

Notícias relacionadas:

 

Sistemas de medição on-line atuam sem interromper as linhas de produção

 

Transformação digital para a pequena e média indústria

 



Mais Notícias PI



Senai e Finep incentivam pesquisa e desenvolvimento na indústria

Indústrias têm até o dia 11 de novembro para submeter projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a órgãos de fomento que dispõem de R$ 16,8 milhões.

01/11/2024


Siderurgia é tema de novo livro com formato físico e digital

A ABM e a Editora Blucher lançaram um livro que tem a siderurgia como tema principal, mas que também aborda a produção de aços planos e longos, além de otimização de processos produtivos.

31/10/2024


Ibero Group amplia a capacidade de produção de implementos rodoviários

Fabricante de implementos rodoviários sediada em Itaquaquecetuba (SP) adquiriu a catarinense Sthall Master e investiu em maquinário para corte a laser e dobradeiras, visando aumentar a produção e passar a fornecer conjuntos mais completos de componentes. Aumentar exportações também faz parte dos planos da companhia.

30/10/2024