Entre os dias 5 e 6 de novembro será realizado o XXV Simpósio Internacional sobre Tecnologia de Plásticos, tradicional evento do setor de injeção de plásticos que visa apresentar a cada dois anos uma atualização da tecnologia relacionada a este processo.
O assunto central deste ano serão as inovações sutentáveis para a indústria de injeção, para o qual estarão voltadas as apresentações técnicas elaboradas por profissionais de empresas germânicas fabricantes de equipamentos, tais como como Arburg, Engel, Eisbär, Krauss Maffei, Sumitomo Demag e Wittmann Battenfeld.
A apresentação da Wittmann, por exemplo, vai tratar do conceito de sustentabilidade presente no recente desenvolvimento do acionamento de máquinas, robôs e periféricos por corrente contínua proveniente de sistemas fotovoltaicos, de forma direta. Haverá uma apresentação para o tópico “injetoras” e outra para “periféricos”.
Alfredo Fuentes, diretor geral da filial brasileira da Arburg e participante da comissão organizadora do evento, explicou que a tecnologia germânica no segmento de injeção é bastante representativa, e o objetivo é trazer para o público brasileiro as melhores práticas de que se tem registro atualmente na Europa.
A apresentação da empresa ficará a cargo de Thomas Walther, diretor de tecnologia e desenvolvimento de aplicações, que vai tratar de como avanços tecnológicos incorporados aos novos equipamentos podem tornar os processos produtivos mais sustentáveis. Ele destacou que a sustentabilidade é intrínseca à proposta da empresa, que desenvolve maquinário para durar mais de 30 anos, inclusive com medição da pegada de carbono da produção de cada equipamento. “A eficiência energética também é algo a ser levado em conta tendo em vista o custo do kWh por peça boa produzida, e neste sentido apresentaremos novidades no evento”, acrescentou.
A Braskem também participará desta edição do evento, tratando do projeto de embalagens sustentáveis, coordenado pelo Cazoolo, laboratório de design colaborativo da empresa.
São patrocinadoras as empresas Wittmann, Mecalor, Arburg, BASF, Engel, Krauss Maffei, LIAD Smart e Sumitomo Demag.
Informações e inscrições aqui.
Mais infirmações sobrre tecnologia para o setor de plásticos no hub Tecnologia do portal da Pla´stico Industrial.
_______________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
_______________________________________________________________________________________
Imagem: Edição de 2022/Markeplan
Notícias relacionadas:
Energia fotovoltaica ativando o chão de fábrica
Mais Notícias PI
Indústrias têm até o dia 11 de novembro para submeter projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a órgãos de fomento que dispõem de R$ 16,8 milhões.
01/11/2024
O portfólio da Yaskawa Motoman passou a contar com um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações no setor de plásticos. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.
01/11/2024
O Relatório Mundial de Robótica 2024, divulgado pela Federação Internacional de Robótica, mostra um aumento significativo na instalação de robôs em diversas regiões. O setor de plásticos é o quarto colocado em aquisições.
01/11/2024