A Braskem anunciou o lançamento de um grade de polipropileno (PP) bio-circular, que será vendido sob a marca Wenew, uma linha que reúne produtos e iniciativas da companhia voltada para projetos de economia circular.

O novo produto tem como matéria-prima o óleo de cozinha usado, que no mercado norte-americano é conhecido pela sigla UCO, de used cooking oil. A resina pode ter contato com alimentos e possui certificação ISCC Plus, com características idênticas às do PP convencional, tanto em termos de propriedades quanto de desempenho, permitindo a substituição de materiais de origem fóssil.

 

O óleo de cozinha usado é recolhido e reutilizado na cadeia produtiva durante a fabricação do polipropileno bio-circular certificado, utilizando o conceito de balanço de massa. Para viabilizar o projeto, a Braskem se associou a diversos fornecedores na cadeia de valor que, por meio das suas instalações de produção, conseguem converter as matérias-primas bio-circulares em propileno (base para a produção do polipropileno).

 

O PP bio-circular da Braskem foi projetado para promover a circularidade na indústria alimentícia. É um material versátil e adequado para uma ampla gama de aplicações, o que inclui o uso em embalagens de alimentos, embalagens flexíveis (como filmes) e outros produtos de consumo.


_______________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________________

Imagem: Shutterstock


 

 

Conteúdo relacionado:

 

Reciclagem química de PET. Novo sistema chega ao mercado.

 


SIG aposta em embalagens monomaterial

 


Braskem e universidade italiana vão desenvolver tecnologia de conversão de CO2

 



Mais Notícias PI



Arburg e Aimplas se unem em projeto de pesquisa para a área médica

A empresa alemã cedeu para o instituto espanhol Aimplas um equipamento Freeformer, que executa a impressão 3D de peças a partir de grânulos convencionais. O propósito é pesquisar o desempenho de materias plásticos em aplicações da área médica.

15/10/2024


Revestimento em níquel cerâmico. Vida longa e melhor desempenho para moldes e componentes.

A Superfinishing desenvolveu um revestimento para componentes metálicos e moldes que combina níquel químico com nanopartículas de cerâmica, reunindo propriedades únicas de proteção e autolubrificação.

15/10/2024


Masterbatches com grafeno. Mais resistência para produtos plásticos.

A Dinaco está comercializando aditivos para materiais plásticos contendo grafeno. Projetos envolvendo o uso do material estão se multiplicando no mercado brasileiro.

08/10/2024