A Braskem anunciou o lançamento de um grade de polipropileno (PP) bio-circular, que será vendido sob a marca Wenew, uma linha que reúne produtos e iniciativas da companhia voltada para projetos de economia circular.
O novo produto tem como matéria-prima o óleo de cozinha usado, que no mercado norte-americano é conhecido pela sigla UCO, de used cooking oil. A resina pode ter contato com alimentos e possui certificação ISCC Plus, com características idênticas às do PP convencional, tanto em termos de propriedades quanto de desempenho, permitindo a substituição de materiais de origem fóssil.
O óleo de cozinha usado é recolhido e reutilizado na cadeia produtiva durante a fabricação do polipropileno bio-circular certificado, utilizando o conceito de balanço de massa. Para viabilizar o projeto, a Braskem se associou a diversos fornecedores na cadeia de valor que, por meio das suas instalações de produção, conseguem converter as matérias-primas bio-circulares em propileno (base para a produção do polipropileno).
O PP bio-circular da Braskem foi projetado para promover a circularidade na indústria alimentícia. É um material versátil e adequado para uma ampla gama de aplicações, o que inclui o uso em embalagens de alimentos, embalagens flexíveis (como filmes) e outros produtos de consumo.
_______________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
_______________________________________________________________________________________
Imagem: Shutterstock
Conteúdo relacionado:
Reciclagem química de PET. Novo sistema chega ao mercado.
SIG aposta em embalagens monomaterial
Braskem e universidade italiana vão desenvolver tecnologia de conversão de CO2
Mais Notícias PI
Garrafas feitas com PET produzido a partir de óleo de cozinha usado começam a ganhar mercado ainda este mês, no Japão. A inovação envolve várias empresas da cadeia química.
13/11/2024
O instituto espanhol Aimplas está à frente do projeto Rewind, que tem como premissa a reutilização de materiais compósitos presentes em pás eólicas.
29/10/2024
Empresas formaram parceria para comercializar na América do Sul resinas feitas com plásticos reciclados e biomateriais.
29/10/2024