Adalberto Rezende, da redação.
Um sistema de controle de robôs manipuladores e colaborativos que conta com inteligência artificial (IA) para desenvolver estratégias de processos industriais como a manipulação de peças plásticas, por exemplo, foi lançado pela Yaskawa Motoman, com matriz no Japão e filial brasileira em Diadema (SP).
O nome do novo sistema é “Motoman Next”, o qual faz parte de uma geração de controladores que deve ser lançada no mercado brasileiro em 2025. Atualmente, o sistema está sendo utilizado em testes que envolvem operações fabris no Japão e nos Estados Unidos.
Icaru Rocco Sakuyoshi, diretor-presidente da Yaskawa Motoman, em entrevista concedida à Plástico Industrial, explicou como a tecnologia funciona e deu exemplos de como os profissionais do setor de transformação de plásticos podem usá-la.
A série de controladores conta com processador da Nvidia, empresa especializada em tecnologias digitais. O processador de alta capacidade atua na simulação de processos industriais a partir de recursos da tecnologia de inteligência artificial, o que faz com que o sistema de controle se torne capacitado para aprender conforme novas informações sejam adicionadas pelo operador do robô, por exemplo.
Icaru comentou: “Isso significa, na prática, que o programador vai inserir novos dados e informar ao sistema Motoman Next quais são as ações que devem ser executadas diante dos possíveis cenários, que serão analisados pela tecnologia. O primeiro passo é realizar a entrada dos dados e depois o robô poderá avaliar a situação, por meio de um sistema de câmeras, por exemplo. Tudo é baseado nas premissas estipuladas pelo programador”.
Em se tratando de processos no setor de plásticos, o sistema pode ser usado para simular e definir a melhor estratégia para o robô executar tarefas de manipulação de peças plásticas e de insertos, e também para a triagem de plásticos em linhas de reciclagem, por exemplo.
Também foi comentado por Icaru que o sistema recém-lançado proporciona uma redução significativa do tempo necessário para a implementação de programação de robôs feita de maneira tradicional, o que também reduz os custos desse processo. O executivo sugeriu que o sistema pode ser usado, em um primeiro momento, por exemplo, para a criação de estratégias para a produção de peças sob encomenda. Os clientes poderão contar com assistência técnica e treinamento fornecidos pela Yaskawa Motoman.
A empresa pode ser contatada pelo seu site. Na seção Indústria 4.0 em nosso site você confere mais notícias sobre sistemas robotizados que podem ser usados no setor de transformação de plásticos. E também na edição digital da Plástico Industrial.
_________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
_________________________________________________________________________________
Imagem: Yaskawa Motoman/Divulgação.
Continue acessando informações sobre robôs industriais e IA:
Injetoras com IA, um novo passo da Chen Hsong e da MAP Intelligence
Pesquisa mostra aumento da adoção de IA na indústria em 2022
Robôs industriais. Dicas de manutenção preventiva
#YaskawaMotoman #PlásticoIndustrial #MotomanNext
Mais Notícias PI
Indústrias têm até o dia 11 de novembro para submeter projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a órgãos de fomento que dispõem de R$ 16,8 milhões.
01/11/2024
O Relatório Mundial de Robótica 2024, divulgado pela Federação Internacional de Robótica, mostra um aumento significativo na instalação de robôs em diversas regiões. O setor de plásticos é o quarto colocado em aquisições.
01/11/2024
A empresa alemã cedeu para o instituto espanhol Aimplas um equipamento Freeformer, que executa a impressão 3D de peças a partir de grânulos convencionais. O propósito é pesquisar o desempenho de materias plásticos em aplicações da área médica.
29/10/2024