Apresentado por

As redes de telecomunicações estão ficando cada vez mais complexas, com a incorporação de novos recursos e tecnologias que vêm surgindo para atender às novas demandas do mercado – e acompanhar a própria evolução tecnológica nessa área. Gerenciar essa complexidade, bem como o crescimento da infraestrutura de redes pelo país, é um desafio que requer soluções e serviços especializados capazes de manter a eficiência e a alta disponibilidade da operação.

 

A Expansão dos serviços da Padtec

Com esse objetivo, a Padtec – que há mais de 20 anos atua na instalação de equipamentos para redes ópticas de comunicação – desenvolveu um portfólio de serviços e soluções digitais, que vem crescendo na medida em que o mercado evolui e as operadoras e provedores de serviços de internet (ISPs) apresentam novas necessidades. A empresa possui mais de 40 pontos de presença na América Latina, por meio dos quais já oferece, há alguns anos, diversos serviços de operação e manutenção de redes de operadoras e de provedores que utilizam seus equipamentos.

Diante da maior complexidade das redes, que passaram a incorporar cada vez mais ativos de fornecedores distintos, cresceu a demanda por serviços de monitoramento e gestão que ofereçam uma visão mais ampla dessa infraestrutura. Para atender essa demanda, a Padtec lançou a solução Smart Site, plataforma em nuvem voltada para o gerenciamento remoto completo dos ambientes (sites) de operadoras e ISPs – para os quais está disponível no modelo de serviço. Com interface gráfica intuitiva, o Smart Site permite fazer a gestão de toda a infraestrutura em um único ambiente, proporcionando maior agilidade e eficiência na identificação e solução de problemas do dia a dia. 

 

Parceria com a Trusted Data e Lançamento do Smart Edge

Neste ano, por meio de uma parceria firmada com a Trusted Data, a Padtec ampliou os benefícios do Smart Site também para o segmento de data centers. Com foco nesse mercado, foi lançada a solução Smart Edge, que combina os recursos de gestão do Smart Site com o Smart Edge, solução de data center em forma de rack da Trusted Data. 

O portfólio de soluções digitais da Padtec cresceu também com o lançamento do Smart Workspot, plataforma online de gestão, alocação e despacho de equipes de campo (Workforce Management, ou WFM) que atuam na operação e manutenção de redes. Com software desenvolvido pela empresa, a plataforma permite a gestão integrada das equipes e tempos de atendimento e pode ser customizada para cada operação. Possui também um aplicativo para acesso offline.

Outra novidade é a consultoria de inovação dedicada ao mercado de telecomunicações, prestada por uma equipe multidisciplinar que utiliza metodologia testada e aprovada pela Padtec ao longo dos anos. Além disso, a empresa colocou em operação uma plataforma de atendimento omnichannel, que recebe solicitações de clientes procedentes de canais distintos (e-mail, WhatsApp, etc). Já utilizada pela Padtec nos atendimentos de seus SAC e NOC, essa plataforma realiza uma primeira triagem, encaminhando a demanda para a área adequada, ao mesmo tempo em que dá uma resposta ao cliente sobre a providência tomada. 

Ferramentas como essa tendem a evoluir rapidamente, a partir da incorporação de recursos de Inteligência Artificial (IA) por exemplo, que permitem agilizar o tempo de resposta e dar mais precisão à solução de problemas. Afinal, com a capacidade de análise e de aprendizado da IA, é possível reaproveitar soluções já adotadas em situações semelhantes - o que permite dar respostas mais rápidas e assertivas ao cliente. 


Mais Artigos RTI





Qualidade em foco: Academia online capacita clientes e parceiros em MicroTecnologia

Sistema de treinamento se junta a outros pilares da marca, que tem como prioridade o alto nível de entrega em Telecom

22/10/2021