Apresentado por
Com as medidas de distanciamento social para conter o avanço da Covid-19, mais pessoas estão usando a Internet para trabalhar, estudar e acessar serviços de streaming de vídeo. O tráfego de dados dobrou nos últimos dois meses, tornando ainda mais evidente a importância da disponibilidade dos ambientes de missão crítica, que precisam manter as operações de forma contínua e ininterrupta mesmo em condições extremas.
Sistemas para prevenção e combate a incêndio são essenciais para a proteção de data centers, colocation, CPDs, salas elétricas, salas de TI e outros espaços que abrigam dados vitais para as empresas. O fogo, o calor e a fumaça destroem equipamentos de alto valor agregado, servidores e as informações armazenadas. A descontinuidade das operações causa prejuízos incalculáveis, além de danos à imagem da corporação.
Devido às suas características, essas instalações são vulneráveis a eventuais sinistros que podem se transformar em incêndios, pois contam com uma grande quantidade de materiais inflamáveis e elevadas concentrações de cargas elétricas sujeitas a curtos-circuitos, aquecimentos e faíscas.
Sistemas de proteção contra incêndio
Para implantação de sistemas fixos de combate a incêndio é necessário realizar uma análise de risco, estudos de viabilidade técnica e elaboração dos projetos executivos, em conformidade com as normas nacionais da ABNT e internacional NFPA 2001.
Prevenção
A prevenção é realizada por meio dos sistemas de detecção pontual automática, endereçável, analógica e algorítmica de incêndio, com detectores ópticos de fumaça instalados em todos os ambientes, corredores quentes, frios, salas elétricas, salas de ar condicionado, entre piso e demais áreas técnicas. Para os ambientes de servidores/data hall a recomendação são os detectores a laser ou precoce de Alta Sensibilidade, que fazem análises ativas e permanentes do ar, assim determinando o grau de partículas de fumaça existentes no ambiente. Com isso, conseguem prever com antecedência um princípio de incêndio antes que ocorra a ignição e combustão.
Combate
O combate é executado pelos sistemas automáticos de supressão de incêndio com aplicação dos agentes limpos (gases), que são seguros para pessoas, espaços ocupados, ecologicamente corretos, não danificam o patrimônio e não deixam resíduos. Os principais agentes são o HFC-227 (FM-200), HFC 125 (FE-25), Fluido FK 5-1-12 (Fluido Novec 1230) e IG-541 (Inergen).
Na ocorrência de um sinistro, os sistemas eletrônicos de detecção (pontual e precoce) irão gerar alarmes com a finalidade de alertar a ocorrência. Caso não seja tomada nenhuma ação, o sistema de gás é acionado, inundando o ambiente e realizando a supressão do princípio do incêndio sem ameaçar a saúde e bem-estar das pessoas no local, além de não causar danos aos equipamentos e aos dados armazenados sem deixar resíduos.
Para manter a eficácia dos sistemas de proteção e combate existentes (sistemas de detecção, alarme, detecção a laser e combate automático com gás), é necessário realizar manutenções periódicas em todos os dispositivos que compõe o sistema, que desta forma, garantirão que a resposta ao combate automático ocorra adequadamente, suprimindo o princípio de incêndio e preservando vidas, dados, equipamentos, conectividade e a continuidade das operações em qualquer situação.
Excelência no atendimento
Com 27 anos de experiência, a SMH Sistemas é referência no ramo de engenharia de combate a incêndio para a proteção de ambientes de missão crítica, atendendo às maiores empresas das áreas de telecomunicações, data centers hyperscale, instituições financeiras, indústrias, construtoras entre outras.
O envolvimento da equipe técnica compreende desde o estudo de viabilidade técnica e melhor relação de custo e benefício até o fornecimento e instalação dos sistemas de detecção, alarme e combate automático com agentes limpos (gases) ou água.
A partir do projeto desenvolvido pela equipe de engenharia, a empresa fornece os equipamentos, realiza instalação, manutenção preventiva, corretiva e assistência técnica, recarga de agentes limpos/gases e retrofit dos sistemas para a devida proteção.
A SMH Sistemas é certificada por fabricantes internacionais e atua em todo o Brasil com equipe própria e qualificada. Possui uma estação de recarga localizada em São Paulo, conforme especificações de normas nacionais e internacionais, e mantém um estoque de gases para o pronto atendimento às demandas do mercado brasileiro.
Principais soluções para a proteção de ambientes de missão crítica
• Sistemas preventivos: sistemas eletrônicos de detecção pontual e alarme de incêndio e detecção precoce de alta sensibilidade (HSSD - Sistema de Detecção e Alarme Detector de Fumaça de Alta Sensibilidade)
• Sistemas fixos de supressão de incêndio com aplicação de agentes limpos (gases): HFC 227 (FM 200), HFC 125 (FE-25), Fluido FK 5-1-12 (Fluido Novec 1230) e IG-541 (Inergen).
• Recarga de cilindros para os sistemas fixos de supressão de incêndio.
• Sistemas individuais automáticos e autônomos para detecção e combate a incêndio de racks de TI, painéis elétricos, painéis de controle, geradores, máquinas, entre outros.
• Compartimentação com aplicação de fire stop.
• Teste de estanqueidade (Door Fan Test) conforme NFPA 2001.
• Manutenção preventiva, corretiva e assistência técnica.
*Ideias Conteúdo são artigos e reportagens criados e desenvolvidos pela equipe da revista RTI a partir de sugestões de empresas patrocinadoras - nos formatos impresso e digital.
Mais Artigos RTI