A organização de caminhos e espaços é fundamental para garantir uma transmissão de dados sem erros e com o melhor desempenho possível. As especificações para o projeto e instalação de sistemas de cabeamento estruturado em edifícios estão detalhadas na norma ABNT NBR 16415:2021. Já os fornecedores de produtos, como canaletas, caixas, dutos, eletrocalhas e acessórios, podem ser encontrados no guia a seguir.
De forma objetiva e fácil de consultar, o guia traz os fornecedores de 28 itens voltados para o encaminhamento e distribuição de cabos em sistemas de cabeamento estruturado e data centers.
O trabalho está dividido nas seguintes famílias de produtos:
Os sistemas de encaminhamento asseguram a proteção física do circuito em todo o seu trajeto e a imunidade a interferências eletromagnéticas de cabos e equipamentos elétricos.
Hoje os produtos disponíveis servem para o lançamento de cabos de dados e elétricos. O principal desafio é utilizar esses sistemas de forma correta para não comprometer o funcionamento da rede. Deformações causadas pelo excesso de cabos num mesmo encaminhamento, curvaturas incorretas ou interferências elétricas comprometem o desempenho de todo o sistema, com a introdução de ruídos, erros de bits e falhas de transmissão. Vale ainda reforçar que os impactos do dimensionamento inadequado são diversos, incluindo atrasos na implantação do sistema, retrabalhos, redução na vida útil dos sistemas, custos adicionais ao cliente e dificuldade na manutenção dos sistemas.