A Eletronet lançará no Link ISP 2024, nos dias 28 e 29 de novembro, em Gramado, RS, trânsito da provedora global de telecomunicações Sparkle em sua rede. Com o lançamento, a Eletronet amplia o acesso de seus clientes a uma rede internacional robusta, com conexões otimizadas na Europa, América Latina e Ásia.

A entrada da Sparkle como fornecedora de trânsito Tier 1 está alinhada com a estratégia da Eletronet em melhorar a experiência de uso, ampliando a segurança por meio de redundância e a mitigação de riscos de congestionamento. Em caso de falhas ou interrupções em outras rotas, o tráfego pode ser redirecionado automaticamente, garantindo a estabilidade do serviço em momentos de pico.

A Sparkle é integrada ao seu próprio cabo submarino internacional (Seaborn) e tem interconexões com múltiplas plataformas como Google, Netflix e Facebook, assim como com CDNs e grandes provedores de conteúdo (OTTs). Célio Mello, gerente de produtos e projetos estratégicos da Eletronet, explica que estas interconexões permitem a redução de saltos (hops) e de latência, proporcionando rotas mais curtas e eficientes para destinos internacionais, especialmente em conteúdos populares entre os usuários finais e serviços que dependem de baixa latência, como VoIP, jogos online e transmissões ao vivo. Tudo isso com garantias robustas de SLA - Service Level Agreement e segurança nas rotas Sparkle.

Com o trânsito da Sparkle, a Eletronet passa a oferecer uma conexão mais fluida para mercados fora do Brasil, essencial para clientes corporativos com operações internacionais ou para provedores que atendem a usuários que consomem conteúdos globais. Uma medida que se soma à abertura do POP em Nova York, EUA, que a Eletronet realizou neste ano, dando atenção a clientes internacionais que desejam ter acesso a tráfego no Brasil ou aos parceiros nacionais com interesses no exterior.



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025