O projeto Aprender Conectado já instalou Internet fibra na rede externa de mais de 1000 escolas mapeadas nas fases 2 e 3. Ao todo, serão aproximadamente 5100 escolas conectadas nessas fases: em torno de 1900 via banda larga e 3200 via satélite. Os colégios que serão conectados estão nos Estados do Amapá, Acre, Amazonas, Bahia, Maranhão, Pará e Roraima.

Ainda nas fases 2 e 3, o projeto prevê a instalação de sistemas fotovoltaicos nas escolas em que não houver energia elétrica. O prazo para a conclusão de todas as fases do projeto é até o final de 2026.

O projeto Aprender Conectado, que leva conexão de alta velocidade a escolas de todo o Brasil, surgiu com o Edital do 5G, que destinou recursos da ordem de R$ 3,1 bilhões para levar conectividade às escolas públicas de educação básica, com a qualidade e velocidade necessárias para o uso pedagógico das TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação nas atividades educacionais.

O projeto visa o atendimento de escolas públicas em todo o país, incluindo as situadas em comunidades indígenas, quilombolas, garantindo conexão com Internet banda larga e rede Wi-Fi, mesmo para aquelas que não possuem energia.

Para definir os critérios do projeto e gerir seus recursos, foi criado o Gape - Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas, composto pela Anatel, ministérios da Educação e das Comunicações, e as empresas vencedoras da faixa de 26 GHz: Algar Telecom, Claro, Vivo e TIM. A Eace - Entidade Administradora da Conectividade de Escolas foi criada para ser a responsável pela execução do projeto, denominado Aprender Conectado. Na fase piloto, foram conectadas 177 escolas em 10 municípios espalhados pelo país.



Mais Notícias RTI



Contratos de longo prazo de energias renováveis para data centers somam 330 MW médios e cerca de R$ 7,7 bilhões no Brasil

Data centers fecharam 11 negócios para suprimento energético com as fontes solar e eólica nos últimos três anos.

25/11/2024


Gartner prevê que escassez de energia irá limitar 40% dos data centers de IA até 2027

Rápido crescimento no consumo energético para GenAI excederá a capacidade das concessionárias de energia.

25/11/2024


Câmeras corporais: Polícia Militar do Rio de Janeiro amplia projeto e renova contrato com L8

Aditivo prevê o fornecimento de mais 2300 câmeras corporais e aumenta para 90 dias o período de armazenamento das imagens de rotina.

25/11/2024