A TeiaH anuncia ter fechado contrato com 20 provedores de Internet, em dois meses de atividades, com presença em 20% dos municípios atendidos e potencial para atender 4,3 milhões de residências em 1059 cidades. A plataforma realizou a interconexão entre os provedores e seus clientes, diminuindo a perda de receita, em consequência de cancelamentos por mudança de endereço.
O item mudança de endereço corresponde em média por 30% de todos os cancelamentos de contrato de banda larga do território brasileiro, por mês, segundo dados de pesquisa do setor de telecom. A plataforma TeiaH permite ao provedor rentabilizar em até 30% seu churn (indicativo de quanto uma empresa perdeu de receita ou clientes), por mês, e aumentar suas vendas em 15%, informa Luciano Sperb Castagnino, sócio-fundador e CEO da TeiaH.
A região Sul foi escolhida para iniciar a implementação da plataforma. A previsão é dobrar o número de provedores regionais e com abrangência nacional já no primeiro trimestre deste ano, segundo o CCO da empresa, Glauco Della Giustina Sombrio. “Nossa meta é ajudar a solucionar a alta taxa de churn enfrentada pelos provedores, principalmente os de pequeno porte, que representam a maior parte dos 20 mil com cadastro na Anatel. Queremos ser parceiros destas empresas para impulsionar seu crescimento e manter a fidelidade do cliente’, afirma.
Dados da Anatel registram que há pelo menos um provedor de pequeno porte (PPP) em operação em todas as cidades do país, responsáveis por 56% do mercado. A TeiaH atua como um hub de conexão, intermediadora entre os provedores de telecomunicações e seus clientes. A nova plataforma proporciona melhor experiência do cliente e maior rentabilidade das empresas parceiras, auxilia os provedores a evitarem perdas frequentes por cancelamentos voluntários e mudanças de endereço de clientes.
“Nossa plataforma já está presente em 20% da cobertura nacional, em apenas dois meses de operação. Estamos promovendo encontros com o setor para ampliar a divulgação de nosso sistema e levar ainda mais informação sobre as vantagens de nossos serviços. Os provedores reconhecem a eficiência de nossa plataforma e as vantagens de manter o cliente satisfeito e atendido em qualquer lugar. A plataforma tem a missão de criar um elo de conexão entre todas as PPPs, independente do ERP utilizado’, ressalta Luciano Castagnino.
As empresas integradas à rede de conexão TeiaH são remuneradas de forma igualitária, tanto a antiga operadora, quanto a nova, nos casos em que o cliente muda de endereço. A plataforma identifica o cliente, que era atendido pelo provedor A, localiza um provedor B, com condições semelhantes, de forma neutra e transparente, independente da tecnologia convergente (banda larga por fibra óptica/satélite/rádio/FWA). Do lado do cliente, evita transtornos como a procura por uma nova operadora e evita a interrupção de Internet.
A plataforma de conexão da TEIAH utiliza conceitos de API-REST e IA - Inteligência Artificial. Tem como parceiro tecnológico o Grupo Voalle, entre outras ferramentas de desenvolvimento. “Utilizamos a IA não apenas como ferramenta, mas como um diferencial competitivo que amplifica a capacidade da Teiah de entregar valor aos seus parceiros e melhor experiência para o cliente final. É uma aliada para gerar resultados sustentáveis, alta escalabilidade, tomada de decisão mais rápida, redução de custos operacionais, aumento de competivitividade e conexão humano-tecnologia”, declara o CEO da empresa.
Mais Notícias RTI
Pesquisas do setor foram realizadas pela IT Data e Abradisti.
28/01/2025
Dados estão na 7ª edição da Pesquisa Salarial da Abradisti.
28/01/2025
A maior parte desse crescimento foi influenciada pela demanda por servidores de alto desempenho.
28/01/2025