A Adyl Telecom, provedora do Rio Grande do Sul, está ampliando a capacidade de sua rede óptica DWDM que interliga as capitais São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, passando também por cidades-chaves do interior gaúcho. Para isso, está investindo na aquisição de transponders TMD400G da Padtec, solução desenvolvida com o objetivo de atender às demandas de provedores que precisam expandir rapidamente suas redes, mantendo o alto desempenho e a disponibilidade a um custo mais acessível.
Com sede em Nova Prata, RS, a Adyl Telecom atende atualmente mais de 60 mil usuários residenciais, corporativos e atacado. Sua rede DWDM cobre mais de 45 cidades, várias delas estratégicas, como é o caso de Santa Maria e Uruguaiana (na fronteira fluvial com Argentina e Uruguai), ambas no RS. Todos esses pontos têm conexão direta, por meio da rede óptica, com os principais data centers instalados em São Paulo.
“Estamos construindo uma rede de alta capacidade e à prova de futuro, visando atender com qualidade às demandas dos clientes, tanto atuais como as que ainda virão”, afirma Silvio Seganfredo, diretor técnico da Adyl Telecom. “Com esse objetivo, buscamos soluções avançadas que facilitem a expansão de capacidade da rede e a oferta de novos serviços”, enfatiza.
O TMD400G da Padtec é um transponder dual desagregado (standalone) que oferece alta capacidade de transmissão de dados, de até 400 Gbit/s por canal óptico, ou 800 Gbit/s no total, em curtas e médias distâncias, com instalação rápida e simplificada e baixo consumo de energia, em 1U de altura. “Sua principal vantagem é a redução do custo por bit transmitido, com elevada eficiência energética, além da facilidade de instalação, que permite a rápida expansão da rede”, ressalta Argemiro Sousa, diretor de Operações de Equipamentos da Padtec.
A Adyl Telecom também irá iniciar em breve os testes com o novo transponder TM2400G-NK, da linha LightPad Max, lançada pela Padtec no ano passado. O produto dispõe de duas interfaces de linha de até 1,2 Tbit/s e capacidade total de 2,4 Tbit/s por placa, podendo ser usado em médias, longas e ultralongas distâncias. “O transponder proporciona uma redução do custo por bit transmitido ainda maior, além de elevada eficiência energética”, afirma Sousa.
Mais Notícias RTI
Estudo foi realizado em 3,4 milhões de postes no Paraná.
03/02/2025
Empresa apresenta crescimento no mercado de provedores e destaca expansão internacional para os Estados Unidos.
03/02/2025
Empresa prepara lançamentos com foco em pacotes premium acessíveis.
03/02/2025