A Ascenty, uma joint venture entre a Digital Realty e a Brookfield Infrastructure, provedora de serviços de data center e conectividade, registrou um crescimento de 54% no valor de vendas em 2024, em comparação com o ano anterior, e conquistou 119 novos clientes. Com isso, a empresa passa a atender aproximadamente 600 companhias de diversos segmentos, como financeiro, tecnologia, serviços, varejo e indústria.

Para Marcos Siqueira, COO e head de vendas da Ascenty, os resultados positivos são reflexo de uma estratégia bem executada. “O ano de 2024 foi marcado por um aumento bastante expressivo em nossa base de clientes. Noto o mercado ávido por soluções de infraestrutura robustas, que apoiem as demandas cada vez mais complexas de armazenamento e tráfego de dados”, destaca.

A demanda por conectividade, inclusive, foi um dos pontos que marcou o ano para a Ascenty, resultando em um aumento de 62% de vendas do cross connect e 160% de aumento de vendas de banda IP. O cross connect permite a integração com prestadores de serviços e provedores de cloud, reduzindo custos e aumentando a redundância. Reflete também em conexões diretas e de alto desempenho entre ambientes de data centers, melhorando a eficiência das redes empresariais. 

Além disso, a Ascenty obteve um crescimento de tráfego expressivo em curto espaço de tempo. Foram registrados volumes de tráfego superiores a 1,3 Tbit/s no IX.SP e 200 Gbit/s no IX.Fortaleza, graças ao serviço de Internet Exchange, que possibilita a troca direta de tráfego de dados entre diversas operadoras com alta conectividade. A Ascenty conta com parcerias como o IX.br e DE-CIX para proporcionar maior escalabilidade e reduzir a latência.

O ServiceFabric, plataforma de orquestração e conectividade global da Digital Realty, foi habilitado por 59 clientes em apenas seis meses. A solução integra fluxos de trabalho, aplicativos e nuvens, e está disponível em mais de 50 regiões. Seu objetivo é beneficiar setores como finanças, indústria, varejo e tecnologia.

Para 2025, a Ascenty prevê expandir ainda mais sua infraestrutura robusta com novos data centers de classe mundial. “O setor continua em crescimento no Brasil e na América Latina. Vamos iniciar a operação do Santiago 03, nosso terceiro data center no Chile, com 16 MW”, conclui Siqueira.

Além disso, a empresa fará investimentos em data centers no Brasil, com foco no interior de São Paulo, e em novas operações no México e na Colômbia. A estratégia levará em conta a eficiência energética, aproveitando a abundância de recursos naturais disponíveis.



Mais Notícias RTI



UEA participa de implementação de obra que levará Internet de fibra óptica para 12 municípios do Amazonas

Plataforma Selva auxilia instalação de 1000 km de cabos ao longo dos rios.

11/03/2025


Furukawa Electric integra operação global de cabos de fibra óptica sob uma nova marca: Lightera

Foad Shaikhzadeh, presidente e CEO da Furukawa Electric LatAm, liderará a iniciativa global como chairman e CEO da Lightera.

11/03/2025


DCA forma nova unidade de negócios para o mercado de data centers

A expectativa é triplicar as vendas do segmento neste primeiro ano de operação.

11/03/2025