O crescente consumo energético dos data centers, impulsionado pela expansão das big techs e o aumento exponencial de dados globais, tem gerado preocupações sobre a sustentabilidade e a eficiência energética. Para debater essas soluções, a ABDAN - Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares e a LZA Engenharia promovem o evento Nuclear 360°: SMRs – A Solução Nuclear para os Data Centers, no dia 20 de fevereiro, às 10h, no auditório da Amazul, em São Paulo.

O encontro reunirá especialistas do setor nuclear e representantes de empresas de tecnologia para explorar como os Reatores Modulares Pequenos (SMRs) podem se tornar uma alternativa viável e sustentável para atender à crescente demanda energética de data centers.

“Atualmente, data centers de grandes empresas, como Google, Amazon e Microsoft, consomem grandes volumes de energia, muitas vezes comparáveis ao de pequenas cidades. A busca por fontes de energia estáveis e limpas é essencial, especialmente diante das metas globais de descarbonização e a crescente dependência da computação em nuvem, IA - Inteligência Artificial e armazenamento de big data”, revela Celso Cunha, presidente da ABDAN.

Os SMRs, conhecidos por sua flexibilidade, disponibilidade e capacidade de oferecer energia limpa e contínua, podem ser a chave para solucionar os desafios energéticos enfrentados pelos data-centers. “A tecnologia nuclear oferece uma alternativa segura e eficiente às fontes intermitentes, como a energia solar e eólica, garantindo maior confiabilidade para operações que não podem sofrer interrupções”, afirma Panagiotis Lazaridis, CEO da LZA Engenharia.

As inscrições para o simpósio podem ser feitas pelo site: https://abdan.glueup.com/event/smrs-a-solu%c3%a7%c3%a3o-nuclear-para-data-centers-127856/.



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025