A Tely, uma das maiores empresas de serviços de telecomunicações do Nordeste, está investindo em soluções da Padtec visando modernizar e expandir sua rede óptica DWDM - Dense Wavelength Division Multiplexing, que atualmente conecta dez estados (sete do Nordeste e três na região Sudeste).

Com sede em João Pessoa, PB, a Tely começou oferecendo serviços de Internet para o mercado residencial, em 2004. Ao longo dos anos, expandiu sua atuação para outras cidades e estados, com a construção de um backbone óptico que hoje tem 25 mil quilômetros e, além do Nordeste, interliga São Paulo, Rio de Janeiro e agora está chegando a Minas Gerais. “Nossa primeira rede óptica DWDM foi implantada entre Recife e Fortaleza, para conectar nossos clientes aos sistemas de cabos submarinos internacionais”, conta Leonardo Lins, CEO da Tely.

Os principais clientes da empresa são fornecedores de conteúdo de Internet (OTTs), grandes operadoras de telecomunicações, provedores, operadores de cabos submarinos e empresas de satélites. “O mercado de infraestrutura de redes vem passando por um momento de grande expansão. A demanda está sendo impulsionada pelas grandes operadoras de serviços 5G, que não têm capilaridade de rede para atender cidades menores ou mais afastadas e, também, pelo aumento da oferta de conteúdos em nuvem e pela entrada no país de novas empresas de comunicação por satélite”, acrescenta.

Com o objetivo de aumentar a capacidade de tráfego de sua rede DWDM, a Tely está instalando um total de 43 transponders TM800G da Padtec; parte deles na expansão do sistema que conecta Duque de Caxias, RJ, a Belo Horizonte, MG. Além desses transponders, a Padtec também está fornecendo para esse trecho o novo multiplexador de 32 canais com 150 GHz de espaçamento e a nova placa TM2400G-NK, que tem capacidade para suportar taxas de transmissão de dados de até 1,2 Tbit/s em um único canal.

No trecho da rede entre Fortaleza e Juazeiro do Norte, CE, a Tely está atualizando a camada óptica com a inserção de WSS - Wavelength Selective Switch, que viabiliza o tráfego em taxas mais altas com os transponders TM800G e TM2400G-NK. “Nesse caso, o objetivo é atender à necessidade de um cliente da área de serviços de satélite”, revela Lins. Além disso, a empresa está modernizando o anel DWDM instalado em São Paulo, com a substituição da rede antiga por um novo sistema, totalmente baseado em equipamentos da Padtec com WSS, que interliga cinco pontos estratégicos na capital paulista.

O CEO da Tely ressalta que a parceria com a Padtec vem sendo reforçada nos últimos anos, em função de facilidades de financiamento e do lançamento pela fabricante de produtos com tecnologia mais avançada, como é o caso do transponder TM2400G-NK. “Essa é uma solução que permite aos provedores de infraestrutura de rede otimizar sua operação, transportando mais tráfego com uma quantidade menor de equipamentos. Entre as principais vantagens dessa tecnologia estão a redução do custo por bit transmitido, bem como o menor consumo de energia e de espaço nos ambientes de telecomunicações”, ressalta Argemiro Sousa, diretor de Operações de Equipamentos da Padtec.



Mais Notícias RTI



RUCKUS Summit Brasil 2025: O Futuro da Conectividade Impulsionada por IA

Além da conectividade: redes potenciadas, experiências aprimoradas.

31/03/2025


Moura apresenta linha de baterias de lítio para provedores de Internet

Solução é indicada para POPs de telecom e data centers.

31/03/2025


Solintel ajuda provedores a captar recursos do FUST

Consultoria aumenta as chances de sucesso.

31/03/2025