Com a chegada do verão e da temporada de férias em janeiro, as praias do litoral paulista registraram um fluxo intenso de turistas no início de 2025. Dentre outros fatores, a alta demanda impulsionou o consumo de 5G na região. Dados da TIM revelam que, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, a demanda aumentou cerca de 39% no uso da rede 5G, com um pico de 185% na semana da virada do ano.
As cidades de Santos e Guarujá registraram aumentos de 26% e 25% no total do tráfego 5G, respectivamente. As praias do Boqueirão, na Praia Grande, e Maresias também observaram um crescimento expressivo, com 90% e 70%, respectivamente. Já Peruíbe apresentou o maior avanço no período, com um aumento de 130% no tráfego de dados.
“A demanda por conectividade nas praias do litoral paulista cresce a cada temporada, impulsionada pelo aumento do turismo. Para garantir que os visitantes tenham uma experiência estável e de alta velocidade mesmo nos momentos de maior tráfego, a TIM tem investido continuamente na ampliação e modernização da sua infraestrutura 5G nessas regiões”, explica Fernando Sartori, gerente de rede da TIM São Paulo.
A Baixada Santista, que reúne algumas das praias mais procuradas do estado, também se destacou na temporada. No total, Santos, Praia Grande e Guarujá responderam por 56% de todo o tráfego 5G no litoral paulista. Já o horário de maior uso da conexão, apesar de variar em algumas localidades, ocorreu predominantemente entre 12h e 13h.
Mais Notícias RTI
Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.
27/10/2025
Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.
27/10/2025
Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.
27/10/2025