O Laboratório de Inovação Aberta do Atlântico - ALIA está com as inscrições abertas para a segunda chamada, a primeira em 2025, do seu programa destinado a selecionar e apoiar projetos de pesquisa voltados à solução de desafios reais do mercado. As inscrições podem ser feitas até dia 13 de março por grupos de pesquisa, representados por um orientador, de universidades brasileiras conveniadas com o Instituto Atlântico, como a UECE - Universidade Estadual do Ceará e a UFBA - Universidade Federal da Bahia, entre outras.

“O ALIA é um ambiente colaborativo e de inovação aberta que conecta o ecossistema de parceiros e clientes do Atlântico com o meio acadêmico, incentivando o desenvolvimento conjunto de soluções inovadoras e, ao mesmo tempo, o avanço do conhecimento científico e tecnológico”, afirma Alex Monteiro, coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do instituto. Para isso, são lançadas chamadas com foco em temas identificados como desafios reais, em áreas estratégicas alinhadas à atuação do Atlântico, visando não só a exploração científica avançada, mas também as oportunidades de aplicação no mercado.

Nesta segunda chamada, o desafio tem o tema Ambientes virtuais com técnicas construtivas por Inteligência Artificial. O objetivo é explorar técnicas de IA para a geração de ambientes virtuais imersivos e realistas, adaptados para diferentes dispositivos e plataformas, de modo a atender à demanda crescente por modelagem e simulação digital avançada. Os tópicos da pesquisa incluem a otimização de modelos de linguagem de larga escala (LLMs) para compreensão de cenários 3D, o treinamento de LLMs com dados multimodais, uso de IA na estruturação de digital twins, adaptação de ambientes gerados por IA para dispositivos virtuais e geração de cenas 3D por IA, entre outros assuntos.

“O Atlântico vem se firmando como referência em Inteligência Artificial no país e a escolha desse tema para a chamada está alinhada a essa estratégia”, explica Monteiro. Ele ressalta que, para as universidades, além da oportunidade de atuar no desenvolvimento de soluções inovadoras nessa área, a participação em projetos do ALIA oferece vantagens como o acesso a recursos financeiros, em forma de bolsas para os alunos, e o apoio técnico-científico oferecido pelos pesquisadores do Atlântico. O pagamento das bolsas, um investimento do próprio instituto, segue os valores e normas praticados pelo CNPq e se destina, preferencialmente, a alunos de cursos de mestrado e doutorado na universidade, com disponibilidade mínima de 20 horas semanais de dedicação.

Cada grupo de pesquisa poderá submeter propostas de projetos que possam ser desenvolvidos no prazo de até 6 meses. A divulgação das propostas selecionadas nesta chamada está programada para 19 de março e o início da execução dos projetos, para o dia 31 de março.



Mais Notícias RTI



RUCKUS Summit Brasil 2025: O Futuro da Conectividade Impulsionada por IA

Além da conectividade: redes potenciadas, experiências aprimoradas.

31/03/2025


Moura apresenta linha de baterias de lítio para provedores de Internet

Solução é indicada para POPs de telecom e data centers.

31/03/2025


Solintel ajuda provedores a captar recursos do FUST

Consultoria aumenta as chances de sucesso.

31/03/2025