O WiFeed, empresa catarinense de tecnologia, traz soluções de conexão Wi-Fi em locais públicos, especialmente para pequenas cidades com baixa conectividade em ambientes públicos e para aquelas mais distantes dos grandes centros urbanos do país.

O serviço de conexão por meio da tecnologia Hotspot Wi-Fi, oferecido dentro do portfólio da empresa, já atende grandes metrópoles como São Paulo e pequenos municípios, com menos de 20 mil habitantes, como Altamira no Pará, e outras cidades da região Norte e Nordeste. Hoje, essas regiões possuem maior concentração de municípios com menos acesso à internet em locais públicos.

De acordo com dados divulgados pelo IBGE em 2023, a Região Norte teve o maior aumento percentual no acesso à Internet entre as regiões brasileiras, com alta de 2,2 pontos percentuais. No entanto, continua sendo uma das áreas com menor conectividade no país. Já a região Nordeste continua sendo a região com o menor percentual de domicílios conectados (89,1%), refletindo desigualdades regionais persistentes.

Segundo a empresa, o produto visa atender uma demanda por conexão Wi-Fi em cidades com maior escassez de soluções para espaços públicos e novas frentes de conectividade urbana. Os pontos de acesso à Internet em espaços públicos alcançam pessoas que não têm estrutura residencial e permite que se conectem de forma gratuita ou com um custo baixo, promovendo acesso a serviços essenciais.

“Conectando locais públicos como praças e parques, escolas, universidades, é possível levar cidadania para a comunidade por meio de acessos indispensáveis ao dia a dia, como comunicação, compras e vendas online, educação, emprego, marcação de consultas médicas e telemedicina”, afirma Bruno Guimarães, CEO da WiFeed.

Além de atender empresas e redes privadas, a plataforma SaaS – Software as a Service do WiFeed permite que provedores de Internet regionais e prefeituras ofereçam uma rede Wi-Fi segmentada, segura e inteligente, facilitando o acesso a serviços digitais aos cidadãos. Além disso, o serviço impulsiona iniciativas voltadas para segurança pública e mobilidade urbana, contribuindo para a transformação digital de pequenas e médias cidades, que dependem da conectividade para concretizar o conceito de smart cities.

“O WiFeed, em parceria com provedores regionais de Internet, coloca cidades brasileiras no mapa da inclusão digital por meio da conexão em locais públicos. Hoje, equalizamos pequenos e grandes municípios, trazendo tecnologias que antes eram exclusivas de grandes centros urbanos”, salienta Guimarães.

Hoje, a companhia investe em novas tecnologias e inovação para aprimorar a qualidade das conexões, a segurança dos dados e a usabilidade de suas plataformas. O Wi-Fi público é a base da transformação digital, permitindo que dispositivos IoT - Internet das Coisas, como sensores de tráfego, iluminação inteligente e sistemas de monitoramento ambiental, funcionem de maneira integrada, facilitando a gestão urbana.

O WiFeed finalizou 2024 com mais de 10 mil pontos de acesso e mais de 40 mil pontos sob gestão, de acordo com o relatório anual da empresa. Atualmente, a empresa tem mais de 500 provedores de Internet parceiros e soma mais de 12 milhões de usuários distribuídos de Norte a Sul do Brasil.



Mais Notícias RTI



RUCKUS Summit Brasil 2025: O Futuro da Conectividade Impulsionada por IA

Além da conectividade: redes potenciadas, experiências aprimoradas.

31/03/2025


Moura apresenta linha de baterias de lítio para provedores de Internet

Solução é indicada para POPs de telecom e data centers.

31/03/2025


Solintel ajuda provedores a captar recursos do FUST

Consultoria aumenta as chances de sucesso.

31/03/2025