A Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná anunciou a abertura do Edital de Chamamento Público 001/2025 - DIN, que tem por objetivo selecionar um parceiro para desenvolver oportunidades de negócios a partir da instalação de fibras ópticas nas redes coletoras de esgoto. A iniciativa visa integrar os ativos da companhia com o setor de telecomunicações, abrindo novos horizontes para a utilização de infraestrutura subterrânea existente.
Podem participar do processo de seleção pessoas jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, fundos de investimento e entidades de previdência complementar, tanto de forma isolada quanto em consórcio, desde que atendam aos requisitos especificados no edital. O documento está disponível para consulta no site: https://site.sanepar.com.br/fornecedores/chamamento-fibra-otica.
Os interessados em participar do chamamento deverão submeter suas propostas até às 17h do dia 25 de abril de 2025, exclusivamente por meio do formulário eletrônico disponibilizado no link acima.
O processo seletivo será conduzido em três etapas: a primeira será a da análise documental, onde serão avaliados os documentos exigidos no edital, bem como a habilitação técnica dos proponentes. Aqueles que atenderem integralmente aos requisitos serão habilitados para a etapa seguinte.
A segunda etapa contempla a avaliação do plano de trabalho. Os planos apresentados serão analisados sob diversos critérios, como aspectos técnicos, regulatórios, mercadológicos, financeiros e de equipe. Para avançar, o proponente deverá atingir a nota de corte estabelecida no edital. Apenas o melhor classificado será selecionado para a última etapa.
A Assinatura do Acordo de Cooperação faz parte da terceira etapa. Nela, o proponente mais bem classificado firmará o Acordo de Cooperação Técnica com a Sanepar e iniciará a execução de seu respectivo Plano de Trabalho. Dentre as ações previstas, destaca-se a realização de uma Prova de Conceito (PoC) para a instalação de fibras ópticas em Curitiba, com uma extensão mínima de 5 km e máxima de 12 km. Um plano de negócios também deverá ser elaborado como parte do projeto.
O projeto de uso de redes de esgoto para instalação de fibras ópticas tem suas raízes em estudos iniciados pela Sanepar em 2021, em parceria com a IFC - Corporação Financeira Internacional, do Grupo Banco Mundial. Embora o uso de redes de esgoto para instalação de fibra óptica já seja uma prática mais consolidada em algumas partes do mundo, ela é ainda pouco explorada na América Latina, em especial no Brasil, sendo caracterizada como uma inovação na região.
O diretor de Inovação e Novos Negócios, Anatalício Risden Júnior, destaca que a Sanepar tem hoje mais de 43 mil quilômetros de redes coletoras espalhadas pelos 345 municípios onde atua. “Essa infraestrutura poderá ser utilizada como guia para redes de fibra óptica, dando suporte, inclusive, a sistemas 5G, sendo uma alternativa a cabos aéreos, e corroborando diretamente com as pautas de cidades inteligentes e de economia compartilhada. Trata-se de uma oportunidade ímpar, em especial, por conta da crescente demanda por conectividade. Sabendo disso, a Sanepar abriu o edital como uma forma justa e isonômica de selecionar um parceiro de negócio neste ramo bastante competitivo e com várias empresas atuantes”, afirma Risden.
Em 2020, foi sancionada a Lei Estadual nº 20.266, que autoriza a Sanepar a atuar em novos mercados, inclusive a explorar sua estrutura de redes coletoras de esgoto para instalação de fibras ópticas. “Estamos sempre em busca da melhoria contínua de nossos processos e avaliando constantemente oportunidades de geração de receitas acessórias que possam ser revertidas em benefícios diretos para a companhia e, principalmente, para a população”, afirma o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.
Mais Notícias RTI
Além da conectividade: redes potenciadas, experiências aprimoradas.
31/03/2025
Solução é indicada para POPs de telecom e data centers.
31/03/2025
Consultoria aumenta as chances de sucesso.
31/03/2025