A Unifique, provedora de Internet de Santa Catarina, implementou uma solução de energia solar fornecida pela MultiPRO, distribuidora das soluções da ZTE, a fim de superar um desafio crítico em seu POP - ponto de presença na cidade de Cristal, RS. 

Com constantes interrupções no fornecimento de energia da concessionária local que impactava diretamente na estabilidade da conectividade dos clientes de Cristal, a Unifique, em parceria com a MultiPRO e a ZTE, buscou garantir um serviço contínuo, reduzindo custos operacionais, implementando uma solução composta por dois painéis solares e o módulo de conversão solar PU3000 da ZTE. A tecnologia foi projetada para manter o POP funcionando mesmo durante as falhas de fornecimento da rede elétrica, graças à capacidade de operar no modo off-grid.

A implementação da solução solar trouxe uma série de resultados positivos que impactaram diretamente na operação e nos custos da empresa. A conectividade ininterrupta foi garantida, pois o POP continuou funcionando mesmo em caso de falhas na energia elétrica, proporcionando uma experiência de Internet estável.

A eliminação da necessidade de viagens constantes da equipe técnica, bem como o uso reduzido de geradores a diesel, gerou uma economia considerável para a empresa.

A eficiência operacional também foi aprimorada, já que a autonomia energética fornecida pelo sistema solar permitiu à equipe técnica focar em outras atividades estratégicas, otimizando os recursos da empresa. No aspecto ambiental, a solução trouxe a eliminação da poluição sonora gerada pelos geradores a diesel, criando um ambiente mais tranquilo e agradável no local.

A adoção do novo modelo também contribuiu para o prolongamento da vida útil das baterias do PoP, já que a dependência dos geradores foi reduzida, o que diminuiu a necessidade de manutenção e aumentou a durabilidade das baterias.

“A instalação do sistema solar foi um divisor de águas na rotina de nossas equipes da região metropolitana do RS. Foram eliminadas as visitas semanais para acionamento de gerador a diesel na cidade de Cristal, aumentando muito nossa eficiência e economia, pois o deslocamento médio da equipe mais próxima era de duas horas, gerando um alto custo de combustível para chegar ao POP e abastecimento do gerador. Outro aspecto extremamente relevante foi a facilidade na instalação. Utilizamos um contingente pequeno de colaboradores e em poucas horas o sistema já estava operacional”, diz o coordenador de infraestrutura de infraestrutura do Rio Grande do Sul, Matheus Moreno.

“O módulo PU3000 opera como uma fonte auxiliar de fornecimento de energia e ao mesmo tempo como fonte primária, a depender das condições climáticas. Os ganhos diretos de sua instalação vão além da economia com a tarifa de energia, de modo que acaba por promover a autonomia energética da instalação. Queremos ampliar esse projeto a outras instalações, promover maior autonomia e continuidade operacional das estruturas da Unifique”, diz Gabriel Polli, engenheiro eletricista que trabalho no projeto.



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025