A DE-CIX, operadora alemã de IX - Internet Exchange, inaugurou no dia 18 de março seus dois primeiros pontos de interconexão no Brasil, em São Paulo e Rio de Janeiro. A conexão direta com essas cidades deve resultar em rotas de dados mais curtas, o que melhora o tempo de resposta (latência) e tende a diminuir riscos e custos.

A entidade recém-criada DE-CIX Brasil é uma subsidiária integral do Grupo DE-CIX, e será integrada ao ecossistema global de IXs da operadora por meio de conexões com a DE-CIX Nova York (EUA), DE-CIX Lisboa (Portugal), DE-CIX Madri (Espanha) e DE-CIX Frankfurt (Alemanha), usando diversas rotas através do Atlântico, com serviços de interconexão em cerca de 60 localidades ao redor do globo, permitindo que os clientes conectados alcancem milhares de redes locais, regionais e internacionais, formando um amplo ecossistema de interconexão no mundo.

Os IXs estão planejados para serem hospedados em vários data centers em cada local, seguindo a abordagem distribuída, de data center e de operadora neutra da DE-CIX. A operadora não possui data centers nem cabos submarinos próprios, mas atua em parcerias com as empresas locais. Em São Paulo, começará nas instalações na Elea Data Centers SPO1, Equinix SP4 e Ascenty SP4. No Rio de Janeiro, no RJO1 da Elea Data Centers e RJ2 da Equinix.

Os dois novos IXs brasileiros serão os primeiros no país a oferecer um conjunto completo de serviços de interconexão de nível empresarial, incluindo os recursos de Cloud Exchange da DE-CIX, Cloud ROUTER e o Microsoft Azure Peering Service (MAPS), além de serviços de peering. Os dois IXs serão interconectados, permitindo que os clientes acessem soluções de peering e conectividade em nuvem remotamente no país.

“Estamos muito felizes em entrar no Brasil, um mercado enorme com 165 milhões de usuários de Internet e mais de 10 mil redes. A DE-CIX tem orgulho de trazer nosso portfólio completo de serviços de interconexão de alto desempenho para São Paulo e Rio de Janeiro para dar suporte à transformação digital contínua da economia brasileira, uma das economias mais fortes do mundo”, afirmou Ivo Ivanov, CEO da DE-CIX. A companhia alemã interconecta milhares de operadoras, redes corporativas e provedores de conteúdo e de acesso à Internet em mais de 100 países.

Com a chegada no mercado brasileiro, a DE-CIX entra em um mercado de interconexão já forte e se vê bem posicionada para oferecer soluções para atender à demanda crescente por redundância e resiliência. “O Brasil é o único país com tal volume de mercado em qualquer lugar do mundo a ainda ter tão poucos IXs de tamanho significativo atendendo sua população. Uma oferta complementar no mercado fornece oportunidades de redundância e maior escolha para operadoras de rede, além de atrair novos participantes para entrar no mercado, beneficiando todo o ecossistema digital”, disse Ivanov.

Fundada há 30 anos, a DE-CIX oferece seus serviços de interconexão acessíveis a partir de 600 data centers em mais de 100 países, com cerca de 4000 redes conectadas. “Apresentamos o conceito de roteamento de inferência de IA como a primeira troca de tráfego de IA que se tornará disponível neste ano no Brasil, suportando roteamento de inferência multiagente para todas as demandas do mercado, hoje e no futuro”, afirmou Ivanov.

“O DE-CIX está em 60 locais ao redor do mundo, 90% dos quais no Hemisfério Norte. Com a chegada do maior Internet Exchange do mundo na América Latina a nossa visão de construir uma infraestrutura digital para reduzir a exclusão digital se torna um pouco mais realidade”, disse Alessandro Lombardi, presidente da Elea Data Centers.



Mais Notícias RTI



RUCKUS Summit Brasil 2025: O Futuro da Conectividade Impulsionada por IA

Além da conectividade: redes potenciadas, experiências aprimoradas.

31/03/2025


Moura apresenta linha de baterias de lítio para provedores de Internet

Solução é indicada para POPs de telecom e data centers.

31/03/2025


Solintel ajuda provedores a captar recursos do FUST

Consultoria aumenta as chances de sucesso.

31/03/2025