Empresas e usuários finais preocupados com a privacidade digital e proteção de dados, vazamento de senhas e informações podem agora contar com uma nova ferramenta de cibersegurança. Desenvolvido em Portugal, o CyberScan realiza um monitoramento contínuo de segurança digital e identifica vulnerabilidades em poucos segundos utilizando pesquisa avançada na Internet e dark web para detectar dados roubados e comprometidos. Totalmente online (SaaS), a aplicação foi apresentada pela primeira vez durante o Abramulti Music 25, evento para provedores de Internet realizado nos dias 2 e 3 de abril em Belo Horizonte, MG.
Com mais de 18 bilhões de credenciais monitoradas e uma redução de 80% nos incidentes de segurança, a ferramenta chega ao mercado brasileiro com o diferencial de democratizar o acesso à proteção digital, segundo Miguel Gaspar, CEO e idealizador do CiberScan. “Enquanto muitos concorrentes focam apenas em grandes corporações, aoCyberScan adapta seus serviços para organizações de menor porte e pessoas físicas. Somos uma solução ao alcance de pequenas e médias empresas que não contam com estruturas internas de segurança, como escritórios de advocacia, saúde, entre outras que buscam apoio profissional para investigação e melhoria de suas defesas”, diz. Clientes individuais preocupados com invasões de contas pessoas (e-mail, redes sociais e WhatsApp), bem como vazamentos de senha e dados financeiros, também estão entre seus mercados.
Segundo o CEO, a empresa ocupa uma lacuna pouco explorada no mercado. “Somos ágeis, capazes de detectar e notificar ataques de nível corporativo de forma acessível tanto pelo computador quanto em telefones celulares. Nossa estratégia une tecnologia proprietária de monitoramento com atendimento personalizado e local, como as consultorias menores. Dessa forma, conseguimos atender rápido e falar a língua do cliente, com custo adequado à sua realidade, algo que nem sempre as gigantes globalizadas fazem”, afirma. A empresa quer se concentrar nos mercados português, espanhol e brasileiro para construir autoridade local e relacionamento próximo ao cliente.
O monitoramento do CyberScan tem foco em segurança de e-mails, detecção de portas abertas, análise de domínios e websites para identificar brechas. “Essa especialização em vetores críticos de ataque nos permite identificar vulnerabilidades que passariam despercebidas em abordagens genéricas”, diz Robson Lima, representante oficial do CyberScan no Brasil, também presidente da Abramulti – Associação Nacional dse Provedores de Internet e CEO da Ativa Telecom, provedor de Internet em Minas Gerais. Ele atua em parceria com o Cyberlab do Ministério da Justiça, com vasta experiência em segurança cibernética. “Quando conheci o software, percebi que ele atende perfeitamente às necessidades do país. É uma solução que protege os dados e trata a falha humana, que é uma das principais causas de vulnerabilidades”, afirma.
O processo de “escaneamento” começa com a criação de uma licença na aplicação, onde são inseridos dados da empresa, como IPs, utilizadores, domínios, marcas, números de telefone e outras informações relevantes. A partir daí, o CyberScan monitora continuamente, 24 horas por dia, 365 dias por ano, todos os dados que possam ser vazados. Relatórios detalhados são gerados, indicando onde os dados estão, como chegaram lá, se estão à venda ou se já foram comprados, além de informações sobre roubo de senhas.
“Graças ao monitoramento da CyberScan, fomos alertados imediatamente quando credenciais do nosso escritório apareceram na dark web. Essa proatividade salvou-nos de um ataque”, disse o sócio de um escritório de advocacia no Porto, Portugal.
Uma das funcionalidades mais importantes é a detecção quase em tempo real de ameaças, como a criação de domínios similares aos da empresa, clonagem de sites e uso indevido de logotipos. Isso permite que as empresas tomem medidas imediatas para proteger sua marca e clientes. Além de identificar vulnerabilidades, o CyberScan ajuda as empresas a se prepararem para possíveis vazamentos de dados, permitindo que elas tomem medidas preventivas e estejam em conformidade com a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados. “É crucial que sejam avisadas em tempo real sobre qualquer vazamento para minimizar prejuízos e evitar processos judiciais”, destaca Lima. Com a capacidade de monitorar e identificar ameaças em tempo real, a ferramenta oferece uma camada adicional de proteção contra ciberataques, ajudando empresas de todos os portes a protegerem suas informações mais valiosas.
A ferramenta pode ser oferecida como SVA – serviço de valor agregado pelos provedores de Internet aos assinantes. Até mesmo órgãos públicos como o Senado, Anatel e o Ministério da Justiça no Brasil identificaram centenas de milhares de vulnerabilidades com o uso do CyberScan, em testes pilotos realizados pela empresa.
Mais Notícias RTI
Evento acontecerá no dia 6 de maio acontecerá no Meliá Ibirapuera Hotel, em São Paulo.
17/04/2025
Formulado à base de água e materiais orgânicos de nível alimentar, o Ecofire é compatível com sistemas de sprinklers e detectores existentes.
17/04/2025
Tecnologia é instalada um ano antes do prazo previsto no contrato de concessão.
17/04/2025