A Prysmian, fornecedora de sistemas de cabos de energia e telecomunicações, disponibilizou o ALESEA, uma ferramenta para a transformação de insumos no mercado de cabos.
Criado pelo laboratório de inovação digital da multinacional italiana, o ALESEA consiste em uma combinação entre dispositivos físicos e sistemas digitais que atuam como um assistente virtual inteligente para a gestão de inventário de cabos e bobinas.
A solução combina tecnologia avançada para oferecer visibilidade em tempo real, alertas proativos e dados precisos sobre a localização, as condições e o histórico de cada bobina, garantindo maior controle e eficiência operacional.
A tecnologia se baseia em dois pilares: um dispositivo inteligente instalado nas bobinas integrado a um sistema digital com suporte especializado.
O dispositivo, instalado na face externa das bobinas, é equipado com GPS, sensores ambientais, detectores de movimento e conectividade móvel, coletando informações continuamente, em tempo real.
Esses dados são enviados para uma plataforma baseada em nuvem, onde os clientes podem acessar relatórios detalhados e visualizar o status de cada bobina em tempo real. A combinação permite que os usuários saibam exatamente onde estão suas bobinas a qualquer momento, o que é fundamental tanto em termos logísticos quanto em segurança, uma vez que cabos são muito visados por conta dos metais utilizados nos condutores.
Além disso, a tecnologia monitora fatores como temperatura e possíveis impactos causados pelo mau armazenamento e transporte, garantindo que os cabos sejam armazenados em condições ideais e evitando a deterioração precoce.
Mais Notícias RTI
Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.
27/10/2025
Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.
27/10/2025
Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.
27/10/2025