A IP Canoas, Concessionária de Iluminação Pública formada pelas empresas STE – Serviços Técnicos de Engenharia, GCE, RH Engenharia, Fortnort, Henerge e Expresso Charqueadas, firmou parceria com a TIM para levar tecnologia de iluminação pública inteligente a Canoas, RS. O projeto, viabilizado por meio de uma PPP - Parceria Público-Privada e iniciado no ano passado, contempla a modernização de mais de 30 mil pontos de iluminação em áreas estratégicas da cidade, que serão entregues em junho deste ano, contribuindo para maior eficiência energética e aprimoramento da infraestrutura urbana.

Com dispositivos e a plataforma de gestão de serviço fornecidos pela TIM, operadora com equipamento homologado pelo Inmetro, a solução TIM Smart Lighting permite o acompanhamento em tempo real do consumo, controle de luminosidade e manutenção preventiva, garantindo redução de custos operacionais para a administração municipal.

Além de impulsionar a modernização da iluminação pública, o projeto abre caminho para novas iniciativas de transformação digital na região Sul. A implementação também reforça a importância da inovação como aliada na construção de cidades mais seguras e sustentáveis.

As luminárias conectadas coletam e transmitem os dados de todas as funcionalidades para nuvem ou uma plataforma, usando a rede 4G NB-IoT da TIM, gerando informações importantes como os índices de manutenção e custo operacional, além de oferecer maior eficiência, segurança e gestão dos ativos, resultando em um aumento significativo da satisfação do município. A solução possibilita a dimerização e eficiência na manutenção preditiva. Outra importante funcionalidade é a geolocalização, que permite uma gestão mais eficiente dos ativos.

Hoje, a operadora conta com mais de 340 mil pontos de iluminação inteligente comercializados pelo Brasil, com diferentes parceiros e concessionárias, impulsionando as “Cidades Inteligentes”. A solução foi desenvolvida em parceria com a M2M Telemetria, uma empresa brasileira especializada no setor de Utilities e Smart Cities.



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025