A WideLabs, startup brasileira de IA - Inteligência Artificial aplicada, reforçou o seu compromisso com a sustentabilidade ao manter seus modelos de IA operando em infraestrutura com energia 100% renovável. A empresa hospeda seus sistemas nos data centers da Ascenty, fornecedora de soluções de colocation, que utiliza exclusivamente fontes limpas e certificadas de energia elétrica em suas unidades.

Os centros de dados da Ascenty operam com energia gerada a partir de fontes limpas e renováveis como a hídrica, solar e eólica. Além disso, a empresa compensa integralmente suas emissões de carbono, sendo certificada como companhia 100% carbono neutro. As certificações I-REC - International REC Standard recebidas pela Ascenty atestam a procedência da energia renovável utilizada. Ao lado disso, também adota projetos de data centers que não consomem água, com WUE - Water Usage Effectiveness igual a zero, e tem alta eficiência energética, com PUE - Power Usage Effectiveness de 1,41 em 2023, índice abaixo da média do mercado.

Para a WideLabs, desenvolvedora da Família Amazônia IA, uma série de modelos de linguagem de última geração, nativos em português e treinados com dados que refletem a cultura e diversidade brasileiras, operar com energia renovável é parte de um compromisso maior com o futuro. “Acreditamos que o avanço da IA precisa caminhar junto com práticas conscientes. Tecnologia não pode ser neutra diante da crise climática”, afirma Nelson Leoni, CEO da WideLabs.



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025