A PliQ, com sede em Fortaleza, CE, oferece uma plataforma especializada em gestão da experiência do cliente via pesquisas e marketing de indicação.

Fundada no final de 2019, a empresa desenvolveu a tecnologia com foco em softwares humanizados que ampliem, de forma positiva, a experiência dos contratantes. “Muitos provedores desconhecem o potencial de sua base atual de clientes, preocupando-se apenas em angariar novos”, afirma César Rabelo, CEO e fundador PliQ.

Com integração nativa com diversos ERPs do mercado, como IXC Soft, RBXSoft, Totvs, HubSoft e MK Solutions, a solução fornece a gestão da jornada do provedor via dados comportamentais avançados, inteligência integrada, fluxos e dashboards com indicadores em tempo real. Um exemplo é a aplicação de IA – Inteligência Artificial para analisar, pela voz, o sentimento do cliente. Com a informação, é possível categorizar se o usuário está satisfeito ou insatisfeito com o serviço prestado pela operadora e analisar os dados catalogados. “Trabalhamos com quatro Rs: resultado, reputação, relacionamento e reativação”, explica Rabelo.

No resultado, é feito um levantamento sobre os principais objetivos do provedor com a ferramenta. Já no segundo, reputação, a PliQ procura melhorar a imagem da marca ao analisar e aperfeiçoar o atendimento aos usuários em plataformas como Reclame Aqui, Google Comentários e Instagram. O relacionamento envolve construir um canal de comunicação com o cliente, indo desde o envio de uma mensagem de boas-vindas a uma felicitação de aniversário. Por fim, a reativação consiste em entrar em contato com usuários inativos e trazê-los de volta via campanhas segmentadas, ofertas exclusivas e conteúdos personalizados. “Em alguns casos, tivemos uma redução de 30% no número de cancelamentos”, diz o CEO.

As pesquisas podem ser realizadas por canais de WhatsApp, SMS, e-mail, totem, sites, Webhook e QR Code, com metodologias como NPS – Net Promoter Score que, com uma pergunta, mede a satisfação do usuário em uma escala de 0 a 10. É ainda usado o CSAT – Customer Satisfaction Score, com múltiplas questões sobre diversos aspectos de um produto ou serviço, possibilitando atribuir notas de 0 a 5, e pesquisas com respostas de estrelas, like ou dislike.

“Aproximadamente 70% dos provedores que nos procuram relatam problemas com o cancelamento de seus clientes. Hoje, com a concorrência cada vez mais alta, reter a base de assinantes passou a ser fundamental”, opina Rabelo.

A PliQ trabalha com uma média de 15 mil pesquisas disparadas por automação. Já o tempo de trabalho economizado mensalmente por colaborador de um contratante pode chegar a 44 horas. Anualmente, a companhia estima poupar mais de 1000 horas de seus clientes em gestão de feedbacks e relacionamentos. Para 2025, a empresa tem como meta chegar à marca de 300 provedores atendidos.



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025