A nova diretoria da AbraCloud - Associação Brasileira de Infraestrutura e Serviços Cloud assumiu em 1º de setembro para um mandato de três anos, de 2025 a 2027, com uma nova estrutura e mudanças significativas, pois amplia o número de diretorias e, simultaneamente, integra novas frentes estratégicas alinhadas ao planejamento do período. Com isso, a nova composição pretende fortalecer a representatividade institucional, acelerar projetos de inovação e maximizar a competitividade do setor nacional de cloud e edge computing.
Roberto Bertó, CEO da Under Servers & Datacenters (foto), permanece na presidência da associação para um novo mandato, com a AbraCloud passando a contar com dez núcleos de trabalho responsáveis por 22 iniciativas, abrangendo desde inovação tecnológica até relacionamento institucional.
O número de diretorias passou de cinco para dez, incluindo áreas de destaque como Cloud Native, IA - Inteligência Artificial, Educação e Técnica, além de diretorias estatutárias.
“Nosso objetivo é apoiar o desenvolvimento das atividades relacionadas a hosting e infraestrutura de cloud computing nacional, congregando empresas na defesa de interesses e autorregulamentação do setor; com transparência, responsabilidade, ética e eficiência”, comenta Bertó.
Na gestão 2025-2027, a AbraCloud irá priorizar o avanço das certificações de segurança, o desenvolvimento de soluções Kubernetes nacionais e a promoção de IA soberana. Ao mesmo tempo, investirá na ampliação de programas de formação técnica destinados aos profissionais do setor.
Outra prioridade será fortalecer o relacionamento com governo e mercado, por meio de frentes de Relações Governamentais (RelGov) e campanhas institucionais de posicionamento.
A estrutura atualizada da diretoria da AbraCloud conta com diretorias estatutárias e adjuntas. Na presidência está Roberto Bertó, da Under Servers & Datacenters. A diretoria de Comunicação é ocupada por Alexandro Nanni Castelli, da SC Clouds, enquanto as Relações Institucionais ficam a cargo de Marcio Lacs, da AMT Cloud. Leonardo Salgado da Silveira, da Adentro, responde pela área de Administração e Finanças, e Rafael Fonseca, da Servla, assume a diretoria de Associados.
Entre as diretorias adjuntas, Cristiane Moncau, da LWSA, responde pela área Jurídica, e Marcio Perin, da SBA Edge, pela Técnica. Já a diretoria de Cloud Native está sob a responsabilidade de Pedro Schirmer, da Audaks. Além disso, a área de Inteligência Artificial é conduzida por Leonardo Salgado da Silveira, também da Adentro.
Mais Notícias RTI
Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.
27/10/2025
Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.
27/10/2025
Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.
27/10/2025