A cobertura do 5G avança de forma acelerada no Brasil: já são 1507 municípios conectados e sete em cada dez brasileiros com acesso à nova geração de Internet móvel, segundo dados da Conexis Brasil Digital. O marco representa um salto para a conectividade no país, mas especialistas ressaltam que o pleno aproveitamento do 5G só será possível com a garantia de infraestrutura segura e de qualidade, baseada em equipamentos certificados e homologados pela Anatel.
“O sucesso da implantação do 5G não se dá apenas pela expansão da rede, mas também pela utilização de equipamentos como antenas, transmissores e dispositivos de recepção que sejam certificados e homologados pela Anatel. Esse processo garante que os produtos atendam a padrões internacionais de qualidade, interoperabilidade e segurança”, afirma José Eduardo Bertuzzo, vice-presidente de telecomunicações da Abrac - Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade.
O representante da Abrac ressalta ainda que os ensaios e testes aplicados aos equipamentos são fundamentais para proteger o consumidor e assegurar a eficiência da rede. “A certificação e a homologação não são etapas burocráticas, mas sim mecanismos de proteção. Elas asseguram que o 5G entregue a velocidade, estabilidade e segurança que a população espera, além de impulsionar um desenvolvimento tecnológico sustentável para o país”, conclui.
O avanço da cobertura também se reflete no desempenho: o relatório da consultoria internacional Opensignal aponta que o Brasil ocupa atualmente o 3º lugar no ranking mundial de velocidade média de download do 5G, ficando à frente de potências como Estados Unidos, Japão e Alemanha. O resultado evidencia a rápida evolução da infraestrutura nacional e coloca o país em destaque no cenário global de conectividade.
Mais Notícias RTI
Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.
27/10/2025
Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.
27/10/2025
Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.
27/10/2025