Qual caminho a tecnologia deve seguir para contribuir para a construção de conexões entre as pessoas e na transformação das relações humanas? A pergunta vai nortear os debates do Fórum RNP 2025. Com o tema As tecnologias que nos conectam e transformam, o evento promoverá discussões estratégicas sobre IA - Inteligência Artificial, redes avançadas e segurança de dados, entre outros. Organizado pela RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, o fórum acontece de 15 a 18 de setembro em Brasília, DF.

Em sua 14ª edição, a programação contemplará quatro eixos temáticos: Segurança e Privacidade, com foco na proteção no mundo digital; IA e Inovação, com reflexões sobre os usos dessa tecnologia e seus impactos éticos na sociedade; Redes Avançadas, com discussões sobre tecnologias como 5G e IoT – Internet das Coisas; e Governança e Liderança, que deve destacar a importância de modelos mais inclusivos, colaborativos e sustentáveis para lidar com as mudanças na sociedade.

“A importância do evento está em sua capacidade de reunir os principais atores da transformação digital no Brasil, como gestores públicos, acadêmicos, pesquisadores, empresas e instituições de ensino, em um espaço de diálogo, colaboração e inovação. Ao discutir temas cruciais como segurança, dados, IA, computação em nuvem e inclusão digital, o simpósio fortalece a articulação entre ensino, pesquisa e tecnologia, impulsionando soluções que conectam e transformam a sociedade”, afirma Marcello de Jesus, diretor-adjunto de serviços digitais especializados na RNP e coordenador do evento em 2025.

Entre os destaques da programação, está o painel sobre o Programa Conecta, iniciativa do MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação executada pela RNP, que fortalece o ambiente tecnológico para facilitar a colaboração entre pesquisadores em todo o Brasil, incluindo cidades distantes dos grandes centros. Além de apresentar os principais resultados do primeiro semestre de 2025, o painel, às 10h25 do dia 16, marcará o lançamento do Centro CND-DF – Centro Nacional de Dados de Brasília. O segundo dos três previstos pelo programa, implementado a partir de acordo com a Elea Data Centers. Os CNDs garantem armazenamento de grande volume de dados para as instituições de ensino e pesquisa.

O Fórum RNP também trará informações sobre o PBIA - Plano Brasileiro de Inteligência Artificial. Hugo Valadares, diretor do departamento de ciência, tecnologia e inovação digital do MCTI, que desde abril conduz o PBIA dentro da pasta ministerial, revelará o andamento do plano em painel no dia 17, às 15h.

O Fórum RNP é promovido anualmente pela RNP para estimular debates sobre os avanços das TIC - Tecnologias da Informação e Comunicação, com foco especial em assuntos estratégicos para o SNCTI - Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações,

As inscrições podem ser feitas no site: https://lets.4.events/forum-rnp-2025-C21350E36.



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025