Durante missão em Shenzhen, na China, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, esteve no dia 10 de setembro na sede da fabricante chinesa de soluções em redes de acesso C-Data, acompanhado de representantes da Ora Telecom, um dos principais provedores de Internet do estado. Na ocasião, foi assinado um memorando de entendimentos entre a Investe Piauí, a C-Data e a Ora Telecom para iniciar estudos sobre a implantação de uma fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí, um passo considerado estratégico para modernizar a infraestrutura tecnológica local e impulsionar a geração de empregos e renda na região.
A programação em Shenzhen incluiu ainda uma visita à sede da China General Nuclear Power Group, empresa estatal chinesa de energia nuclear e com forte atuação em energias renováveis no Brasil. Durante a reunião com a liderança da companhia, foram discutidos os projetos em andamento no Piauí, como o Parque Solar Nova Olinda, em Ribeira do Piauí, e o Parque Eólico Lagoa do Barro, além da perspectiva de novos investimentos em sistemas de armazenamento de energia e tecnologia termossolar. Também foi abordada a cooperação técnica em curso para análise de alternativas de conexão e avanços em processos de licenciamento.
Foto: Juliana Oliveira
Mais Notícias RTI
Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.
27/10/2025
Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.
27/10/2025
Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.
27/10/2025