A Ligga Telecom lançou em Ponta Grossa, PR, o Projeto de Mobiliário Sustentável em Espaços Públicos, parte do Programa Se Ligga na Comunidade. A primeira ação aconteceu no Lago de Olarias com a instalação de oito bancos que levam, em cada unidade, 50 kg de material reciclado.
Os cabos de fibra óptica substituídos em manutenções da rede de telecomunicações não possuem valor comercial, por isso, muitas vezes acabam em aterros ou são incinerados. A Ligga Telecom investe na reciclagem desses resíduos, transformando-os em mobiliário urbano que tem vida útil estimada de até 100 anos.
Segundo Rosangela Miqueletti, presidente da Ligga Telecom, a iniciativa evidencia o compromisso da empresa com práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). “O Se Ligga na Comunidade mostra que materiais que antes seriam descartados podem ganhar uma nova vida em benefício da população. Essa ação concreta de logística reversa e economia circular contribui para a preservação ambiental e valoriza os espaços públicos”, afirma.
A escolha de Ponta Grossa para sediar o início do projeto está ligada ao aniversário de 202 anos do município, celebrado em 15 de setembro, e à importância do Lago de Olarias como um dos principais espaços de lazer e convivência da cidade. A ação reforça a proposta do projeto de unir sustentabilidade e a valorização de locais de uso coletivo.
Desde o início de sua política de reaproveitamento, a Ligga já destinou mais de 11 toneladas de cabos para reciclagem, o que representa um aumento de cerca de 9% em relação a 2023.
Mais Notícias RTI
Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.
27/10/2025
Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.
27/10/2025
Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.
27/10/2025