O Eldorado, instituto de pesquisa e desenvolvimento, inaugura em sua unidade em Campinas, SP, o primeiro Centro de Referência de Compatibilidade Eletromagnética (EMC) do Brasil. O centro, denominado Cemex, atua em três frentes: certificação de produtos, capacitação e pre-compliance, que suportam o desenvolvimento de novos produtos, bem como a pesquisa e desenvolvimento na área de EMC.
A compatibilidade eletromagnética é a área que tem por objetivo a capacidade dos dispositivos eletrônicos, sistemas e equipamentos elétricos de operarem adequadamente em seu ambiente eletromagnético, sem causar interferência prejudicial a outros dispositivos próximos. Essa disciplina é fundamental para garantir o funcionamento adequado de uma ampla variedade de tecnologias que utilizamos em nosso cotidiano, como telefones celulares, eletrodomésticos e veículos.
A EMC é alcançada quando os equipamentos eletrônicos coexistem harmoniosamente, de modo que cada um deles realize as funções para as quais foi projetado mesmo na presença de outros equipamentos, sem interferências ou ruídos entre eles.
“Dar atenção à compatibilidade eletromagnética desde a fase inicial do desenvolvimento de produtos é essencial para garantir que o projeto vire produto no mercado. Além de permitir soluções com melhor custo, acelera a inovação e fortalece a confiabilidade dos produtos”, explica Gustavo Iervolino de Morais, Gerente de P&D do Instituto Eldorado.
Um dos principais objetivos do novo Centro de Referência de Compatibilidade Eletromagnética do Brasil será a formação de especialistas. A capacitação envolve desde conceitos básicos de eletricidade e ondas eletromagnéticas até práticas avançadas de projeto, ensaio e certificação de produtos, seguindo padrões internacionais. Profissionais especializados em EMC atuam em setores como indústria automotiva, aeroespacial, telecomunicações, eletroeletrônicos e dispositivos médicos, garantindo que cada produto atenda às exigências legais e de mercado, reduzindo riscos de falhas, recalls e prejuízos à imagem da empresa.
Mais Notícias RTI
Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.
27/10/2025
Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.
27/10/2025
Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.
27/10/2025