A Ascenty, provedora de data centers e conectividade na América Latina, apresentou o Service Directory, uma nova plataforma que funciona como marketplace B2B para provedores de serviços. O objetivo é permitir que empresas divulguem suas ofertas e realizem vendas diretas, fortalecendo o ecossistema digital conectado à infraestrutura da companhia.

O Service Directory é integrado ao ServiceFabric, plataforma de orquestração da Digital Realty, que possibilita a interconexão segura e sob demanda entre aplicações, nuvens e ecossistemas digitais. A Ascenty é uma joint venture entre a Digital Realty e a Brookfield Infrastructure e mantém atualmente 38 data centers na América Latina, sendo 25 em operação e o restante em projeto e construção, além de uma rede de fibra óptica de 4 mil km que interliga provedores, nuvens e cabos submarinos nas principais regiões metropolitanas do Brasil.

Segundo João Walter, diretor de Produtos, Soluções e Estratégias de Edge da Ascenty, o Service Directory surge como uma evolução natural dentro da estrutura do ServiceFabric. “Na verdade, o Service Directory é um complemento ao ServiceFabric. Ele é uma aba nova na plataforma, onde as empresas podem divulgar suas marcas, produtos e serviços”, explica.

Walter destaca que o marketplace amplia o alcance global das empresas parceiras. “Todo mundo que acessa o ServiceFabric consegue ver essa empresa, procurando por local, segmento de serviço ou especialidade. Pense em uma companhia que nasceu vendendo serviços online. Agora ela pode se conectar via ServiceFabric e divulgar seus serviços no Service Directory”, afirma.

O executivo ressalta que a Ascenty não atua como intermediária nas transações. “A relação é direta entre cliente e provedor. E é possível criar automações: por exemplo, gerar um código que conecta automaticamente um cliente com o outro, sem precisar de contato direto”, diz.

A integração é feita por meio de APIs, que permitem a conexão entre plataformas e a execução automática de processos comerciais. “É um marketplace vivo, onde você conecta, vende e faz tudo por ali, sem a Ascenty intermediar. A Ascenty conecta”, complementa.

A expansão do ecossistema digital da Ascenty ocorre em paralelo a novos investimentos em infraestrutura. Em São Paulo, a empresa iniciou a construção do SPO05, com investimento de R$ 300 milhões, e anunciou os projetos SPO07 e SPO08, que somam R$ 1,5 bilhão. Na América Latina, inaugurou recentemente o SCL03, em Santiago, Chile, e planeja os SCL04 e SCL05, que terão capacidade total de 150 MW e investimento conjunto de R$ 5,52 bilhões.

Em 2024, a companhia registrou crescimento de 54% em vendas enterprise e ultrapassou a marca de 750 clientes. Segundo Walter, o novo marketplace deve contribuir para acelerar ainda mais o ritmo de negócios conectados à PlatformDIGITAL, da Digital Realty.



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025