A Alloha Fibra vem promovendo iniciativas para tornar sua cadeia de valor mais sustentável. “Com uma presença relevante no setor de telecomunicações, entendemos que a nossa responsabilidade vai além de conectar pessoas. Para nós, a sustentabilidade é uma oportunidade de otimizar recursos e gerar valor para a sociedade e para o negócio”, explica Letícia Marins, gerente de ESG da Alloha Fibra.

Com base no conceito de economia circular, a companhia transformou a logística reversa em um pilar central de sua estratégia. Com isso, criou um programa que foca na recuperação de equipamentos como modems, roteadores e fontes de alimentação que não seriam mais aproveitados pelos clientes, garantindo que tenham um destino adequado, seja para reutilização, reciclagem ou descarte correto.

Para viabilizar a iniciativa, a empresa desenvolveu mecanismos para facilitar a devolução dos aparelhos com opções de entrega em lojas físicas da marca, coleta em domicílio e envio gratuito pelos Correios por meio de vouchers.

No primeiro semestre de 2025, a Alloha Fibra recolheu 197.916 equipamentos, um aumento de 72% em relação ao mesmo período de 2024. Com uma taxa de reparabilidade de 95%, a empresa recondicionou 167.070 aparelhos, um crescimento de 67% na mesma base de comparação. Graças a essa iniciativa, no mesmo período, 42% da demanda mensal por novos equipamentos já é suprida por materiais recuperados, estendendo sua vida útil e combatendo o descarte inadequado.

Reges Santos, gerente de Logística da Alloha Fibra, destaca que a iniciativa também representa uma evolução estratégica na gestão de ativos da companhia. “Ao atingir uma taxa de 95% de reparo, evitamos o descarte de toneladas de equipamentos, otimizamos nossos custos e reduzimos a dependência de novas aquisições. Suprir nossa demanda mensal com equipamentos recondicionados é a prova de que a sustentabilidade e a eficiência financeira podem e devem caminhar juntas, gerando ainda mais valor para o negócio”, afirma o executivo.

Para otimizar o processo, a Alloha Fibra vem investindo em tecnologia, automatizando a comunicação com os clientes via WhatsApp e integrando plataformas de gestão (BPM e CRM). Isso permite a geração automática de vouchers de postagem e o monitoramento de cada etapa, elevando a taxa de devolução de 25% para cerca de 70%.



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025