A TP-Link, fabricante especializada em soluções de conectividade e redes inteligentes, foi oficialmente aprovada na Auditoria de Cibersegurança da Anatel, um marco que demonstra a conformidade da empresa com as novas exigências do órgão regulador para fabricantes que atuam no país.

A aprovação ocorre de acordo com o Ato nº 16417, publicado pela Anatel em novembro de 2024, que estabelece critérios rigorosos de segurança cibernética para fabricantes de produtos de telecomunicações. O documento faz parte das medidas coordenadas pelo Grupo de Trabalho de Cibersegurança (GT-Ciber) e define que, a partir de 26 de novembro de 2025, operadoras, provedores e prestadores de serviços só poderão adquirir equipamentos de empresas que tenham sido auditadas e aprovadas pela agência.

Com a auditoria e validação da Anatel, a marca passa a integrar o grupo restrito de empresas que comprovam processos internos robustos de desenvolvimento seguro, controle de vulnerabilidades e proteção de dados, em linha com as diretrizes internacionais de segurança cibernética.

“Essa auditoria não se refere a um produto específico, mas à forma como a empresa estrutura e protege todo o seu ciclo de desenvolvimento, do design ao firmware e às atualizações. Isso significa que os clientes, sejam provedores de internet, empresas ou consumidores finais, estão adquirindo soluções de uma marca que trata a cibersegurança como prioridade estratégica”, destaca Carlos Santos, Gerente de Produtos da TP-Link Brasil.

No segmento Enterprise e provedores de Internet, a validação deve se tornar um requisito-padrão em RFPs e processos de contratação a partir de novembro de 2025. Isso impacta diretamente projetos de redes corporativas, Wi-Fi público, soluções para provedores e integradores. Além do impacto no mercado corporativo, a aprovação reforça também o compromisso da marca com a segurança no portfólio voltado ao consumidor final, que inclui roteadores Wi-Fi 6 e Wi-Fi 7, sistemas Mesh Deco e dispositivos inteligentes da linha Tapo.



Mais Notícias RTI



Airsys aposta em IA e liquid cooling para atender data centers na América Latina

À frente das operações, Marcio Kenji assume a vice-presidência da companhia para a região.

26/05/2026


Panduit amplia presença no Brasil e mira avanço em data centers e enterprise

Empresa vem recebendo investimentos para ampliação da capilaridade comercial e fortalecimento do ecossistema de canais.

25/05/2026


FiberShare: o primeiro software de gestão de redes neutras da América Latina chega ao mercado brasileiro

Software de gestão de redes neutras estrutura o compartilhamento de infraestrutura FTTx entre provedores, transformando capacidade ociosa em receita recorrente.

26/05/2026