Em uma operação inédita na América Latina, a TIM ativou, em parceria com a Huawei, a primeira rede SRv6 Only. Com foco na eficiência da rede e na melhoria da experiência dos clientes, a novidade é um passo importante na modernização da infraestrutura digital para suportar, aplicações de Inteligência Artificial, automação e fatiamento de rede.
São José do Rio Preto, SP, foi a primeira cidade escolhida para ativar a rede. A tecnologia SRv6 ajuda a rede a funcionar de forma mais inteligente e eficiente, reduzindo protocolos e custos operacionais, além de permitir automação avançada, como network slicing e serviços dinâmicos de VPN.
Além disso, a nova estrutura permite conexões mais rápidas, maior estabilidade e melhor desempenho, garantindo a melhor experiência de uso de rede para seus clientes. “A TIM tem no seu DNA a inovação e sempre está em busca de melhorar a experiência dos seus clientes. A implantação da rede SRv6 traz vantagens como maior escalabilidade, confiabilidade e possibilidades de customização. Começamos por São José do Rio Preto e seguimos para mais quatro cidades até o final de 2025”, explica Marco Di Costanzo, CTO da TIM Brasil.
Para a Huawei, a adoção do IPv6 reforça a segurança e agilidade, sendo uma das prioridades da companhia. “A ativação da primeira rede SRv6 Only da América Latina, utilizando IPv6 de ponta a ponta, é um marco importante para a modernização da infraestrutura digital no Brasil. A Huawei tem investido continuamente em tecnologias que garantam redes mais seguras, ágeis e escaláveis, requisitos essenciais para suportar aplicações críticas como inteligência artificial, automação e fatiamento de rede. A parceria com a TIM demonstra como a inovação pode ser aplicada de forma concreta para beneficiar a sociedade como um todo, fornecendo aos municípios uma infraestrutura voltada ao futuro digital”, afirma Atilio Rulli, vice-presidente de Relações Públicas e Institucionais, da Huawei Brasil.
A TIM também adotará o sistema Huawei iMaster NCE-IP Digital Map. Essa tecnologia permite a visualização em tempo real da rede e maior controle sobre a operação, tornando os processos mais ágeis e inteligentes.
Mais Notícias RTI
Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.
27/10/2025
Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.
27/10/2025
Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.
27/10/2025