A Fibracem e a Wlan Fibra, provedor de Internet com atuação no Pará, anunciaram uma parceria para modernização e expansão da infraestrutura, em um projeto que busca ampliar a capacidade da operação e dar suporte ao crescimento da base de clientes.
Segundo as empresas, a iniciativa inclui atualização dos data centers e reorganização da arquitetura da rede, com adoção de soluções da Nokia e customização da infraestrutura óptica. A meta é preparar a operação para saltar de uma rede hoje dimensionada para cerca de 32 mil assinantes para uma estrutura com capacidade de até 256 mil conexões.
De acordo com o diretor técnico da WA Holding, Markus Alves, controladora da Wlan Fibra, a proposta da parceria foi combinar fornecimento de equipamentos com apoio técnico na transição para uma infraestrutura de maior porte. Em nota, o executivo afirmou que a empresa buscava um fornecedor com capacidade de adaptar os projetos às necessidades da operação e apoiar a migração tecnológica.
Já o COO da Fibracem, Eryck El-Jaick, disse que o projeto foi desenvolvido com foco em integração dos elementos da infraestrutura e adequação à realidade operacional da provedora.
As companhias afirmam que a nova configuração permitirá expansão gradual do consumo de banda larga sem necessidade de reinvestimentos imediatos. O projeto também prevê redução no número de equipamentos, reorganização da passagem de cabos ópticos e reforço da robustez física da infraestrutura.
A Wlan Fibra também destacou que a estratégia dá continuidade ao movimento de modernização da empresa no Pará, onde já havia adotado soluções pré-conectorizadas para acelerar a expansão da rede. Com a iniciativa, a provedora busca ganhar escala e ampliar competitividade no mercado regional de banda larga.
Mais Notícias RTI
À frente das operações, Marcio Kenji assume a vice-presidência da companhia para a região.
26/05/2026
Empresa vem recebendo investimentos para ampliação da capilaridade comercial e fortalecimento do ecossistema de canais.
25/05/2026
Software de gestão de redes neutras estrutura o compartilhamento de infraestrutura FTTx entre provedores, transformando capacidade ociosa em receita recorrente.
26/05/2026