A Sedest - Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, localizada em Curitiba, ganhou recentemente uma nova e moderna infraestrutura de comunicações, preparada para atender às necessidades atuais e futuras dos seus usuários. O projeto de modernização contou com a linha de produtos green da Furukawa.

“O foco da secretaria é o desenvolvimento com sustentabilidade e esse conceito foi aplicado na substituição da antiga rede de comunicação por uma infraestrutura preparada para durar um longo prazo”, afirma José Anisio Salazar, da Diretoria de Desenvolvimento e Inovação da Sedest. O projeto, executado em parceria com a Celepar - Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, foi implantado pela Perfect Tecnologia, que propôs o cabeamento com a linha GigaLan Green, uma solução com revestimento em polietileno verde à base de etanol extraído da cana-de-açúcar, 100% reciclável. 

“Trata-se de um produto de alta qualidade e que ainda atende a questões de sustentabilidade, alinhado ao foco da Sedest”, observa Simone Pegoretti, da Perfect. Foram utilizados 14,8 quilômetros de cabos GigaLan Green, além de conectores, patch cords e outros acessórios da linha green da Furukawa. Com isso, deixaram de ser consumidos 98 kg de composto derivado de petróleo, que foram substituídos por 51 kg de composto derivado da cana-de-açúcar, e a atmosfera teve 143 kg de CO2 capturados e fixados, o que contribuiu para a redução do efeito estufa e a sustentabilidade do meio ambiente.

Além de substituir a infraestrutura existente, o projeto incluiu a ampliação do número de pontos de rede no prédio da Sedest, que praticamente dobrou. “Hoje temos uma rede com 300 pontos para atender os usuários, além de dar suporte às soluções de telefonia IP e de rede Wi-Fi”, conta Salazar. 

Segundo ele, a nova infraestrutura vem permitindo atender ao aumento da demanda por conectividade. “O home office intensificou o uso de recursos de rede, seja para reuniões por videoconferência ou para a troca constante de informações com regionais e outros órgãos ligados à secretaria”, afirma. “Com a nova rede de comunicação, estamos conseguindo dar conta da demanda e, ainda, temos uma conexão melhor com esses locais espalhados pelo estado”, conclui Salazar.



Mais Notícias RTI



Distribuidores apresentam dados de mercado e oportunidades para VARs, integradores e provedores

Pesquisas do setor foram realizadas pela IT Data e Abradisti.

28/01/2025


Pesquisa divulga indicadores estratégicos para a gestão de RH no setor de distribuição

Dados estão na 7ª edição da Pesquisa Salarial da Abradisti.

28/01/2025


Investimentos em infraestrutura de IA devem ultrapassar US$ 100 bilhões até 2028, segundo a IDC

A maior parte desse crescimento foi influenciada pela demanda por servidores de alto desempenho.

28/01/2025