O grupo Martins, distribuidor para o varejo com atuação nacional, enfrentava o desafio de renovar a rede Wi-Fi da sua sede, em Uberlândia, MG, e de seus cinco principais centros de distribuição, localizados nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país, onde atuam mais de 4 mil colaboradores.

Os galpões do grupo funcionam com sistemas de coletores de dados para recebimento, separação e expedição de mercadorias, tornando a rede de radiofrequência um ponto crítico para o bom funcionamento e fluxo da operação no chão de fábrica. A cobertura do sinal precisa ter qualidade e densidade incluindo em áreas de difícil acesso, como mezaninos onde o pé direito pode chegar a 13 metros de altura.

A solução escolhida pela equipe de TI do grupo Martins foi investir em pontos de acesso Wi-Fi 6 da Aruba, uma empresa da Hewlett Packard Enterprise, com switches para alimentação e distribuição e gerenciamento da rede via AirWave. A Altasnet, parceira da Aruba responsável pelo projeto, conduziu um site survey presencial pré e pós instalação. Para mitigar interferências, a frequência foi migrada de 2,4 para 5 GHz.

“Com a implementação dos novos APs, conseguimos retirar os equipamentos antigos e dar um salto bastante relevante no sentido da confiabilidade dos ativos instalados, além de melhorar o nível de segurança adotando protocolos de autenticação mais modernos”, explica Rafael Reis, da área de Suporte de Tecnologia do Martins. De acordo com ele, as reclamações das filiais por problemas de cobertura, que eram em média de duas a três por semana, caíram para zero a partir da renovação.

Os técnicos têm visibilidade do número e do perfil dos aparelhos conectados à rede via AirWave, o que será mais importante após o retorno das equipes remotas à sede administrativa no pós-pandemia e também nos próximos anos, uma vez que o número de equipamentos e objetos conectados cresce rapidamente em todo o mundo.



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025