A Lumiun, empresa especializada em soluções de segurança e controle de acesso à Internet, no mercado desde 2016, está lançando o Lumiun ISP, um filtro de DNS em modelo SVA para provedores de Internet. “O novo produto foi desenvolvido para atender uma demanda que partiu das próprias operadoras regionais, que buscavam uma ferramenta de controle de navegação simples e fácil de usar para oferecer a seus assinantes”, conta Heini Thomas Geib, diretor e um dos fundadores da Lumiun.

Segundo ele, a empresa já fornece DNS otimizado para quase 500 clientes em todo o país, com a solução Lumiun Box voltada para o mercado corporativo. Agora, a nova versão que está sendo apresentada traz como novidades a integração à operação dos provedores e o modelo de negócios como serviço de valor adicionado, de forma a viabilizar o investimento com o benefício das vantagens fiscais (SVA).

O Lumiun ISP funciona por filtragem de consultas DNS. As requisições originadas pelos clientes são encaminhadas ao servidor DNS instalado no provedor. No sistema, há um painel de gerenciamento totalmente ajustável. O próprio assinante pode ativar a proteção e bloquear sites e aplicativos considerados nocivos ou incoerentes com o momento do acesso e downloads de arquivos suspeitos, evitando infecção de malwares, vazamentos e perdas de dados. Segundo o executivo, o painel de controle é amigável, acessível em desktop ou dispositivo móvel. “Com o recurso, os usuários residenciais têm muito mais tranquilidade, pois passam a proteger seus filhos de exposição a conteúdos de violência e pornografia”, afirma. E nos assinantes empresariais, os colaboradores podem ter mais foco nas atividades relevantes e menos tempo desperdiçado em sites fora do escopo do trabalho, além de reduzir riscos de ataques cibernéticos.

O Lumiun ISP é integrado ao software de gestão (ERP) da empresa de Internet, que pode personalizar a interface com seu logotipo, imagens e cores. Além do servidor DNS, que deve ficar instalado no data center do provedor, em máquina dedicada ou virtual, a Lumiun oferece a consultoria e suporte técnico para implantação do serviço.



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025