A Abrint - Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações vem trabalhando há mais de um ano na atualização de munícipios que possuem backhaul de fibra com o intuito de ajudar a Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações, que não possuía essas informações atualizadas. Com base na campanha da associação, a Anatel acaba de publicar a lista inteirada.

A listagem original da agência reguladora dizia que mais de 1600 municípios não possuíam backhaul, mas com a ajuda de atualização da Abrint, desses municípios, 620 deles já possuem a infraestrutura, o que significa que o investimento do dinheiro público não será duplicado nessas localidades.

“Essa campanha que a associação vem fazendo para atualizar as cidades que possuem ou não o backhaul de fibra é de extrema importância para que a Anatel seja assertiva na alocação das obrigações de investimento”, expõe Alessandra Lugato, diretora executiva da Abrint.

No anexo XV do documento, o órgão traz orientações de tratamento preferencial aos municípios listadas na implementação de backhaul, estando elegíveis para o compromisso de construção das redes (backhaul e backbone). Ao todo, a Anatel identificou ausência da fibra óptica em 933 cidades, sendo que em 26 não foi possível atribuir rotas de rodoviárias, restando, portanto, 908 municípios aptos a receberem a infraestrutura.

Os 908 municípios no relatório deverão ser priorizados para que tenham infraestrutura adequada no momento da finalização do edital do 5G.



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025