A Telxius, operadora neutra global de infraestrutura de telecomunicações, anunciou que seu novo cabo submarino Tannat, construído em parceria com Google e a operadora uruguaia Antel, que liga as cidades de Santos (Brasil) e Las Toninas (Argentina), entrou em operação no dia 20 de abril.

Com 2 mil quilômetros de extensão, o sistema se une aos cabos Brusa e Junior, na costa atlântica da América Latina, para permitir uma conexão fim a fim entre Brasil, Estados Unidos e Argentina.

O cabo Tannat completa a principal rota de conexão entre os Estados Unidos e os principais hubs de comunicações da América do Sul, como uma extensão do Junior (Rio de Janeiro - Santos) e do Brusa (Virginia Beach - Rio de Janeiro). Com capacidade de 160 Tbit/s e 11 mil quilômetros de extensão, o Brusa é um dos cabos de maior capacidade do mundo e estabelece uma conexão direta entre os Estados Unidos e a América do Sul, ligando as cidades de Virginia Beach (EUA), San Juan (Porto Rico), Fortaleza e Rio de Janeiro. O SAM-1, cabo submarino de 25 mil quilômetros de extensão em forma de anel que circunda a América Latina, proporciona diversas rotas adicionais. Com a combinação desses quatro cabos, a Telxius oferece um sistema robusto com diversas rotas submarinas na América Latina.

“Com a incorporação do Tannat à nossa rede submarina na América Latina, estabelecemos de maneira efetiva a rota de conexão ponto a ponto mais moderna e diversificada entre o Brasil, Argentina e EUA”, afirma Pablo Fraguas, vice-presidente de vendas da Telxius Cable da região sul.

O Tannat, através do Junior e do Brusa, chega diretamente ao campus da Landing Station de Virginia Beach com um backhaul direto a Ashburn (EUA), onde está a maior concentração de centros de processamento de dados do mundo. Além disso, os cabos submarinos Marea e Dunant chegam diretamente à landing station de Virginia Beach, formando um anel que interconecta a América do Sul, Estados Unidos, Europa e o resto do mundo.



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025