Desde o início da pandemia as operadoras se depararam com um crescimento exponencial do uso de serviços de telecom. Isso trouxe um desafio para as empresas do setor, que é ofertar mais serviços e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de carbono. Um estudo global da consultoria Oliver Wyman com 19 operadoras no mundo mostra que, juntas, elas emitiram 128 milhões de toneladas de carbono. Nesse contexto, as empresas de telecom têm uma meta de reduzir em mais de 50% as suas emissões, conforme o estudo The next level of Emission Reductions in Telecom Operators.

Mas, para fazer isso, de acordo com o relatório, as operadoras têm três grandes desafios. O primeiro é conhecer melhor as práticas ambientais dos seus fornecedores da cadeia de suprimentos; o segundo é racionalizar o uso de energia que é demandado para operar as suas redes; e o terceiro é compreender o comportamento do usuário em relação ao uso de energia que ele faz para acessar os serviços de dados e voz.

A análise completa pode ser consultada pelo link: https://owy.mn/2Ui6JeV.



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025